da BBC.Br- A boa notícia é que dados do IBGE confirmaram nesta sexta-feira que o Brasil saiu do que é definido como recessão técnica no terceiro trimestre de 2014. De acordo com o instituto, o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,1% no último trimestre na comparação com o trimestre anterior. E de janeiro a setembro, teve uma expansão de 0,2% frente ao mesmo período de 2013.
A recessão técnica é definida por uma queda do PIB em dois trimestres consecutivos – e no primeiro e segundo trimestres deste ano, houve retração de 0,2% e 0,6% respectivamente. A má notícia é que, segundo analistas, os números também indicam que a retomada da trajetória de crescimento será mais lenta do que se antecipava.
Na média, analistas do mercado esperava uma alta de 0,2% neste trimestre. E na comparação com o mesmo trimestre de 2013 o resultado também veio pior que o esperado: houve uma retração de 0,2% quando se esperava queda de 0,1%.”O que os números mostram é que o segundo trimestre de fato foi o fundo do poço da desaceleração da economia, mas a retomada será mais lenta e complicada do se antecipava”, diz a economista Alessandra Ribeiro, da consultoria Tendências.