Nesta semana, o Procon de Sumaré recebeu nova denúncia de um comerciante local sobre uma mulher, denominada ???Vera???, que estaria praticando o golpe do ???falso protesto???. Recentemente, o órgão de defesa do consumidor do Município já havia alertado à população sobre o mesmo crime que tinha sido detectado pelo Procon. No total, o órgão recebeu 4 denúncias de possíveis vítimas, sendo que apenas uma pessoa compareceu pessoalmente à unidade do Procon.
Nesta nova denúncia, a vítima, que procurou o Procon por telefone, informou ter feito, inclusive, um depósito para a conta da golpista, que diz ser funcionária do órgão de defesa do consumidor, além de apresentar falsos documentos que, supostamente, criam uma ligação entre ela e a Fundação Procon de São Paulo.
No ???golpe do protesto???, a golpista, alegando ser ???funcionária??? do Procon, telefona para o comerciante e informa que uma empresa que presta serviço para a vítima irá protestar o nome do comerciante, caso não seja depositada determinada quantia, alegando que há parcelas em aberto. A golpista também estipula o valor e o horário do depósito, além de pedir que a vítima faça a transação em uma casa lotérica.
O Procon de Sumaré volta a informar que não entra em contato com comerciantes para realizar qualquer tipo de cobrança. Os contatos telefônicos feitos pelo órgão têm a única intenção de mediar conflitos entre consumidores e empresas, sempre buscando, quando possível, a solução amigável dos problemas.
O Procon de Sumaré fica na Rua Antônio de Camargo Pereira, nº 323, e atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O telefone para informações é o (19) 3873-1071.