Nova Odessa poderá receber um hospital veterinário regional. O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, visitou nesta quarta-feira, dia 27, acompanhado do deputado estadual Feliciano Filho (PEN), a área do antigo matadouro do IZ (Instituto de Zootecnia), que é uma das opções para construção da unidade.

Feliciano e Bill destacaram que a iniciativa precisará de apoio dos demais prefeitos, principalmente das cidades vizinhas, como Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia.
O deputado sugeriu a formalização de um consórcio entre os municípios da microrregião e explicou que Nova Odessa foi escolhida como opção de sede do hospital por contar com localização privilegiada. “O prefeito Bill é uma pessoa sensível a esta causa e a cidade fica no centro da região. Visitamos a área do antigo matadouro do IZ e lá já temos um prédio, que precisará de melhorias. Tenho garantias do governo do Estado de que teremos recursos para equipamentos, mas as prefeituras terão que custar a manutenção do atendimento”, explicou Feliciano.
Nova Odessa mantém um programa de castração gratuita, que atende 500 animais por ano. Mas os animais continuam soltos na rua, já que o canil está pequeno para suportar todos.
A visita foi acompanhada pela diretora do IZ, Renata Helena Branco, que informou que a área oferecida ao projeto tem 11 hectares. O presidente da AAANO (Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa), Carlos Pinotti, também acompanhou o deputado e o prefeito. “A prefeitura faz um repassa mensal à entidade, que soma R$ 280 mil no ano, e sobrevivemos com doações. Temos hoje mais de 400 animais no canil”, disse.