Visando atender ao maior número de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e gestantes que ainda não tomaram a dose da vacina contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Sumaré prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Gripe até o dia 10 de julho. Até o momento, a cidade já atendeu 38.785 munícipes, o que corresponde a 90,12% da cobertura vacinal, e índice superior à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 80%.
O último boletim divulgado pela Saúde de Sumaré aponta que foram vacinadas 13.271 crianças entre 6 meses a menores de 5 anos (82,22%), 3.113 profissionais da saúde (107,46%), 648 mulheres com até 45 dias pós-parto (135,85%), 2.098 gestantes (72,27%) e 19.655 idosos (95,33%).
Portadores de doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grau 3 e transplantados, também devem ser imunizados e não precisam apresentar receita médica para vacinação.
Recentemente, novos grupos foram inclusos para vacinação de acordo com determinação da Secretaria de Saúde do Estado. A vacina também está disponível para professores e todos os funcionários das redes pública e privada de Ensino, Polícias Federal, Militar e Civil, Bombeiros, funcionários dos Correios, motoristas e cobradores de ônibus, moradores de rua, funcionários da Defensoria Pública Estadual e Municipal, coletores e colaboradores de Limpeza Urbana.
Os profissionais que foram recentemente inclusos na Campanha de Vacinação deverão apresentar comprovante de vínculo ou atividade laboral das suas categorias.
SM prorroga campanha de vacinação
O Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Sumaré anunciou nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, que a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo será prorrogada por mais uma semana e permanece até a próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro. Inicialmente a campanha se encerraria nesta sexta-feira, dia 28.
Até a última segunda-feira, dia 24, a cidade havia aplicado 11.001 doses de vacinas contra poliomielite e 9.842 doses de vacinas contra sarampo. Os números representam 68% e 69,1% das metas municipais, que preveem vacinar 16.177 crianças contra poliomielite e 14.229 contra sarampo.
No último sábado, dia 22, foi realizado o segundo ???Dia de Mobilização??? e foram disponibilizados 21 postos de vacinação das 8 às 17 horas em todas as regiões administrativas do Município. O primeiro ???Dia D??? foi realizado na estreia da Campanha Nacional, dia 8 de novembro, quando Sumaré atingiu 23% e 24% das metas logo no primeiro dia da campanha.
A vacinação contra as duas doenças prossegue agora até dia 5 de dezembro, sempre durante a semana, em 19 postos fixos de vacinação da Rede Municipal de Saúde. Em ambos os casos, é necessário apresentar a caderneta de vacinação das crianças. A meta municipal é atingir a cobertura vacinal de 95% das crianças em ambas as vacinas e, assim, erradicar o vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e manter a erradicação da poliomielite.
De modo geral, as vacinas devem ser evitadas em crianças com infecções agudas febris, alergia grave a algum componente das vacinas e reação grave à dose anterior, crianças imunodeprimidas e crianças que estejam em contato com imunodeprimidos.
Em Sumaré, a campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, Rede de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica. A vacinação acontece em 19 unidades de Saúde da Rede Pública Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O horário de atendimento deve ser verificado em cada unidade.