Os números de roubos e furtos de veículos em Nova Odessa caíram no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo, divulgados esta semana apontam para queda de 21,95% e 27,37%, respectivamente, nestes tipos de crime nos seis primeiros meses de 2015. Também houve queda nos casos de estupro – redução de 33,3% – e roubo de carga ??? diminuição de 12,5%.
Segundo os dados da SSP, entre janeiro e junho deste ano foram registrados 32 roubos de veículos, ante 41 no mesmo período de 2014. Já os casos de furtos de veículos caíram de 95 casos em 2014 para 69 neste ano.
O levantamento estatístico apontou ainda queda de 8 para 7 os casos de roubo de carga e de 6 para 4 as ocorrências de estupro nos mesmos períodos.
Diretor-comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Robson Fontes Paulo afirmou que a diminuição dos casos de furtos e roubos de veículos estão diretamente relacionados ao sistema de videomonitoramento implantado no município. “Nos últimos dois anos registramos queda nestes tipos de crime. O sistema de videomonitoramento que temos em nossa cidade proporciona um tempo de resposta excelente para o combate a estes tipos de delitos”, disse.
Fontes ressaltou que, em Nova Odessa, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar realizam um trabalho conjunto tanto nos sistemas de inteligência quanto nas ações e planejamento estratégicos, seguindo diretrizes da Administração e do comando do CPI- 9 (Comando de Policiamento do Interior).
O diretor-comandante destacou que, além do videomonitoramento, Nova Odessa está na fase final de testes para implementação do sistema de radiocomunicação por georreferenciamento, projeto e que recebeu investimentos de R$ 198 mil e moderniza o sistema de rádios tanto das viaturas quanto dos patrulheiros permitindo, através de uma central, que sejam acompanhados em tempo real, melhorando a integração e agilizando o atendimento.
“Nova Odessa é a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a concluir a implantação deste projeto e será mais uma ferramenta para o combate à criminalidade”, afirmou.O sistema de radiocomunicação por georreferenciamento é um projeto da AgemCamp (Agência Metropolitana de Campinas), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Governo do Estado de São Paulo, que será implantado em outras cidades da RMC.
Já o sistema de videomonitoramento conta com 18 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade, entre eles área central, entradas e saídas do município. Interligado a um banco de dados que inclui outras cidades que contam com o sistema, através dele é possível trocar informações de forma ágil, garantindo ações estratégicas para o combate ao crime.
O diretor-comandante afirmou que, apesar de todo empenho da Administração, a população também pode auxiliar no combate ao crime por meio de denúncias, de forma anônima, pelo telefone 153. “Contamos sempre com ajuda de todos”, afirmou. A sede da Guarda está localizada na Praça ??ngelo Paulon, nº 7, Santa Rosa (próximo à rodoviária).
Nova Odessa reduz criminalidade
Estatísticas divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam queda nos índices de criminalidade em Nova Odessa em setembro. Crimes como roubos e furtos de veículos registraram queda na comparação de agosto para setembro deste ano. Se comparados os números do terceiro trimestre de 2013 e 2014, a redução nos casos de furtos de veículos foi de 28%.Ainda na comparação do terceiro trimestre (julho, agosto e setembro), neste ano a cidade não registrou casos de homicídio ou latrocínio no período, contra um caso de cada crime no mesmo período do ano passado. Os casos de lesão corporal dolosa caíram de 51 para 48. Os registros de estupro caíram de quatro para um.
Os flagrantes de tráfico de entorpecentes aumentaram de dez para 14, também no balanço trimestral. Os roubos de veículos caíram de 22 para 15 e de furto de veículo de 50 para 36. Os acidentes de trânsito também caíram de 93 para 76 na comparação do trimestre.Para o diretor de Segurança de Trânsito, Franco Julio Felippe, a redução no número de acidentes está relacionada também às melhorias realizadas nas ruas da cidade, com recapeamento e reforço de sinalização. ???O investimento nestas áreas é essencial e a Administração Municipal está preocupada em recuperar as vias. Estamos trabalhando para manter a sinalização em ordem, o que contribui para a redução de acidentes???, afirmou.
Para o diretor comandante da Guarda Civil Municipal, Robson Fontes Paulo, as estatísticas que demonstram redução de índices de criminalidade são reflexo do trabalho integrado das forças policiais da cidade e dos investimentos em equipamentos para a Guarda Civil Municipal e em tecnologia. ???Segurança pública é um trabalho conjunto, que envolve PM, Guarda Civil e Polícia Civil. Estamos reformulando nossa Guarda com novos equipamentos e integrando nosso sistema de videomonitoramento a outras cidades???, afirmou.
PRODUTIVIDADE POLICIAL ??? A Secretaria de Segurança Pública também divulgou os números da produtividade policial. Pelo balanço, 62,4% dos veículos furtados ou roubados em Nova Odessa em 2014 foram recuperados. No total, foram levados pelos ladrões 189 veículos e recuperados 118.Foram ainda registradas oito ocorrências de porte ilegal e apreendidas 11 armas de fogo. Noventa e um adolescentes foram apreendidos em flagrante e 85 pessoas foram presas em flagrante.