Segundo informações da Assessoria de Imprensa do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste), grande parte do município enfrenta problemas no abastecimento de água. Isso ocorre em virtude da falta de energia elétrica registrada desde ontem. Com a energia sendo retomada em alguns pontos da cidade, o sistema de abastecimento também começa a ser retomado. Entretanto, para a sua normalização, demanda um certo tempo já que alguns reservatórios estão vazios. A falta de energia, além de gerar problemas na captação de água, prejudica o abastecimento dos reservatórios.
As obras e intervenções antienchentes realizadas pela Prefeitura em diversos pontos da cidade asseguraram a normalidade nas margens do Ribeirão dos Toledos. Embora o volume de água de chuva tenha sido considerável, o Ribeirão não transbordou no Jardim Conceição, Jardim Batagin, Icaraí e São Joaquim. Na Rua Argentina, na Vila Sartori, e na Rua Tupis (no acesso da Rodovia SP-304 ao bairro São Francisco) também não foram registradas ocorrências. No bairro São Fernando, a obra antienchente entre as ruas Centeio, Antonio Miranda Filho, Cristal e Jade resultou no escoamento normal da água da chuva. Na Rua da Blenda, no São Fernando, apenas um pequeno ponto de alagamento devido ao entupimento de bocas de lobo por parte do descarte indevido de resíduos. Rapidamente, equipes da Administração Municipal atuaram no local para a limpeza deste ponto.
De acordo com dados fornecidos pelo DAE, somente entre a tarde de ontem (08) momento do forte temporal que atingiu toda a região – até a manhã desta quarta-feira (09) foram registrados 62,4 milímetros de chuva e os ventos chegaram a quase 100 km/h.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, todo o efetivo das secretarias de Obras e Serviços, de Meio Ambiente, da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Governo, entre outros setores da Administração Municipal estão destinados ao atendimento de ocorrências.