Por meio do decreto 11.226, o prefeito de Americana, Omar Najar, declarou que as repartições públicas municipais terão ponto facultativo nos dias 24, 28, 29, 30 e 31 de dezembro de 2015. Assim, os serviços considerados não essenciais param no dia 23 de dezembro e serão retomados em 04 de janeiro de 2016.
A decisão pelo recesso deve-se ao fato de que, nesse período, o volume de trabalho diminui consideravelmente. Mas também é uma forma de reconhecimento, por parte do prefeito, ao trabalho realizado pelos servidores municipais no decorrer de um ano difícil, em que sacrifícios foram exigidos de todos. Uma maneira de valorizar o servidor proporcionando-lhe um período para que fique mais perto de sua família.
Serviços de abastecimento de água, assistência médica e hospitalar, distribuição de medicamentos e alimentos, funerários, captação e tratamento de esgoto, coleta de lixo, segurança pública e processamento de dados ligados a serviços essenciais manterão os horários de atendimento normalmente.
Os servidores que trabalharem nesse período poderão compensar com dias de folga em um prazo de até 10 meses.