O Programa “Saúde sem Tabaco”, promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, atendeu cerca de 100 pessoas em 2015. Coordenado pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde), vinculado à Secretaria de Saúde, a iniciativa contou com três grupos realizados no decorrer do ano. Os encontros ocorreram no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) às segundas-feiras, sempre às 16 horas. Das 96 pessoas que se inscreveram, 45 concluíram os grupos e alcançaram o objetivo de parar de fumar. Esses pacientes agora seguem sendo monitorados pela equipe do Programa.

Em um primeiro momento, os participantes passam por acolhimento, quando são preenchidas as fichas individuais e aplicados testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e motivação de cada participante. São abordados os temas: dependência do tabaco, como ele age no organismo, seus malefícios, além de definição da forma como o grupo será conduzido. Na sequência são encaminhados para consulta médica e avaliação bucal para prosseguimento das atividades. O programa inclui fornecimento de medicação aos participantes que realmente decidirem parar de fumar após as orientações médicas e motivacionais.
O programa tem coordenação do médico Antônio Detoni, além de uma equipe multidisciplinar, que oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social para os participantes. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos em 2016 devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.