A Prefeitura de Sumaré esclarece que não realiza nenhum tipo de cobrança para alterar dados cadastrais de imóveis. Todo o tipo de mudança necessária é feita de forma gratuita, basta apresentar os documentos necessários e comparecer na CEAC (Central de Atendimento ao Contribuinte). Algumas construtoras contrataram empresas de consultoria para efetuar os trâmites de alteração de dados cadastrais dos imóveis e agora cobram dos proprietários valores na média de R$ 300,00.
A CEAC tem recebido inúmeras ligações referentes à cobrança e orienta que os proprietários procurem as construtoras que estão fazendo a  ???suposta exigência??? para resolver o problema.   
No site da Prefeitura, o www.sumare.sp.gov.br, na aba ???Acesso a Tributos Online???, há informações sobre como proceder para alterar os dados e quais os documentos necessários. Para alteração dos dados cadastrais dos imóveis, como nome e endereço, o usuário deverá enviar os documentos abaixo descritos, digitalizados em formato .PDF, para o e-mail: cadastro.iptu@sumare.sp.gov.br, com o assunto: Alteração de dados cadastrais, ou solicitar pessoalmente na CEAC, portando a cópia dos mesmos e original para conferência.
A CEAC está localizada na Rua Barbara Blumer, nº 44, Sala 3 ??? Centro (ao lado da Prefeitura).