Agenda

Marte e eclipse da lua em destaque no OMA

Publicado em 2018-07-25 21:00:02 Atualizado em 2018-07-25 21:00:02 (310 visualizações)

Um duplo e raro evento irá acontecer nesta sexta-feira (27) e poderá ser observado no OMA (Observatório Municipal de Americana) gratuitamente, a partir das 18 horas. A primeira atração será o eclipse total da Lua, e com duração de 103 minutos, será o mais longo do século XXI. Outra característica interessante é que a Lua estará no apogeu (maior distância da Terra), enquanto a Terra estará no afélio (maior distância do Sol).

De acordo com o astrônomo do OMA, Carlos Andrade, será um caso muito peculiar, mas ambos os fenômenos não se relacionam entre si.

MARTE ESTARÁ EM OPOSIÇÃO
Ao mesmo tempo, Sol, Terra e Marte estarão alinhados, o que é chamado na astronomia de “oposição”. Nesta ocasião, o planeta Marte estará distante da Terra “apenas” 57.900.000 km e o planeta Júpiter também estará visível, assim como os planetas Vênus e Saturno.

“Será uma grande noite e uma oportunidade única de poder ver no céu quatro planetas”, disse o astrônomo. Os visitantes que forem ao OMA, além de poder observar o céu através do moderno telescópio instalado no interior da cúpula, receberão todas as informações pertinentes aos planetas.

Em razão desses dois eventos, o início da programação especial está marcada paras às 18 horas. A entrada do OMA se dá pelo portão principal do Jardim Botânico e é proibida a entrada de crianças menores de 5 anos à cúpula do Observatório. Entretanto, elas poderão observar o céu através do telescópio menor, colocado à disposição do público no deck superior de observação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do OMA (19) 3407-2985.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Agenda

Corajoso, CineClube traz Hitler (o alemão) em ensaio


Vem aí aniversário de 11 anos do Jardim Botânico


Palestra fala da importância da Leitura


Tivoli recebe 3ª edição da Feira Wedding Live


SM recebe em novembro a VIII Festa Nordestina



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza