Agenda

Segundo Front in Campinas acontece dia 4

Maior evento focado em front-end

Publicado em 2019-04-30 11:51:51 Atualizado em 2019-04-30 11:51:51 (375 visualizações)

O Campinas Front-end realizará, em 4 de maio de 2019, às 9h, no Vitória Hotel Concept, em Campinas, a segunda edição do Front in Campinas. O evento contará com oito palestras relacionadas ao desenvolvimento front-end e à carreira do profissional da área de Tecnologia da Informação (TI). Os ingressos podem ser comprados no link http://bit.ly/front-in-campinas-2019.

Os principais objetivos do Front in Campinas são reunir a comunidade, promover interação, networking entre participantes e empresas patrocinadoras e, acima de tudo, compartilhamento de conhecimento. "Também queremos oferecer um ambiente livre de preconceitos e incentivar a participação de todas as pessoas na comunidade, além de trazer diversão porque, afinal de contas, evento de tecnologia também pode ser divertido", diz Luís Felipe, desenvolvedor e organizador do Front in Campinas.

De acordo com Gabriel Ribeiro, desenvolvedor e organizador do evento, a primeira edição foi um sonho realizado. "E tendo em vista como a comunidade abraçou o Front in Campinas na primeira edição, não poderíamos deixar de realizar uma segunda para recepcionar mais pessoas", diz.

Segundo os organizadores, as expectativas para a segunda edição estão altas. "Esperamos repetir a receita de sucesso da primeira edição. Vamos renovar a grade de palestrantes para trazer novas visões e dar oportunidade a novas pessoas", diz Keilla Menezes, desenvolvedora, organizadora e apresentadora do Front in Campinas.

Para os organizadores, eventos da área de TI contribuem para a vida do desenvolvedor, tanto para a profissional quanto para a pessoal, por proporcionar networking, e aprendizados técnico, cultural e comportamental. "Os eventos mudaram a minha vida como desenvolvedor, pois pude conhecer outros contextos, outros problemas e diversas soluções. O networking promovido também é importante para que a gente saia um pouco da nossa bolha", diz Gabriel Ribeiro.

De acordo com Luis Felipe, estar perto da comunidade é algo que pode causar um ponto de inflexão na carreira das pessoas que desenvolvem software. "Muitas vezes pode significar o primeiro emprego, outras vezes podem aproximar as pessoas de uma nova oportunidade, mas sem dúvidas, causam mudanças internas. E a inspiração que um evento pode trazer é algo que fortalece ainda mais a relação dos profissionais com o desenvolvimento de suas carreiras", diz.

Esses eventos são ainda mais importantes quando são feitos da comunidade para a comunidade, pois ela conhece as necessidades e anseios da comunidade, criando, assim, eventos acessíveis, que são extremamente focados na comunidade e trazem assuntos pertinentes à ela. "São relevantes porque promovem a importância de compartilhar o que sabemos com outras pessoas, e aprendermos com elas também. Promover o respeito e a inclusão é fundamental e nossa luta por isso continua", diz Gabriel Ribeiro.

A importância desses eventos também se faz presente na região de Campinas que possui poucos eventos deste porte. "A área de tecnologia continua em um ritmo de inovação e evolução muito grande. Eventos como o Front in Campinas são importantes para aproximar as pessoas uma das outras, pois essa colaboração é importante não só para fomentar essa evolução, mas também nos transformar em profissionais melhores e mais capazes de lidar com a rapidez do mercado", diz Luís Felipe.

Participação feminina

Para os organizadores, a inclusão é importante para que exista uma comunidade diversa, para que se acabe com os preconceitos e as barreiras que as pessoas diferentes enfrentam na tecnologia sejam quebradas.

"Acredito que a computação deve ter espaço para todos. Infelizmente, é uma área muito homogênea, e nosso intuito é colaborar para que isso não continue a se perpetuar. Por isso fazemos questão de ter uma grade diversa e incentivamos a participação de todos, sempre respeitando nosso código de conduta que repudia qualquer tipo de discriminação", diz Keilla Menezes.

Para modificar essa realidade, mais da metade das palestras serão ministradas por mulheres e um cupom de 20% de desconto para todas as mulheres que quiserem participar foi disponibilizado no link http://bit.ly/front-in-cps-mulheres

"O Front in Campinas apóia tanto a participação feminina, pois entendemos que é preciso agir de modo a colaborar para que o cenário de computação seja mais equilibrado na questão de gênero, não somente evitando perpetuar essa mentalidade machista, mas, acima de tudo, demonstrando que todos temos capacidade de ocupar esses espaços", diz Keilla.

Para ela, também, é uma honra ser a apresentadora do evento. "Eu me sinto uma porta voz do que o Campinas Front-end acredita. Sinto que estou realizando um sonho que não é só meu, mas de todos ali", diz.

Parcerias
O Front in Campinas firmou diversas parcerias importantes. Entre elas, com o Front in Sampa, evento com foco em desenvolvimento front-end realizado na cidade de São Paulo, que resultou em um cupom de 10% de desconto para participar do evento na capital (FRONTINCAMPINAS).

Outra parceria importante para o desenvolvedor que for participar do evento é com o grupo Caelum, que estará presente disponibilizando acessos aos cursos da Alura Cursos Online, além de livros da Casa do Código, para quem participar e ganhar os desafios que serão feitos durante o evento.

Além disso, também haverá o espaço Front-end BR, que será um local para as pessoas conversarem e se divertirem nos intervalos das palestras, como já foi feito no Front in Sampa, no ano passado.

Campinas Front-end
O Campinas Front-end é uma organização sem fins lucrativos focada em front-end e com o objetivo de aumentar e fortalecer a comunidade de desenvolvedores web de Campinas e região.

O grupo busca encorajar e amparar quem está começando no mundo do desenvolvimento, por meio de eventos, meetups, dojos, encontros onde aprende-se ou pratica-se uma linguagem ou ferramenta de programação específica, e canais abertos de comunicação.

Além disso, também procuram auxiliar outras comunidades que gostariam de desenvolver algo para a sociedade. Como exemplo, o site Vota SP, desenvolvido pelo Campinas Front-end, em conjunto com a organização sem fins lucrativos Minha Campinas, no qual eleitores do Estado de São Paulo pudessem escolher quais candidatos a deputados, estaduais e federais, na eleição de 2018, pensavam de forma mais parecida que as deles, com o objetivo de decidir o voto com o maior número de informações possíveis.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Agenda

Baby Shark no Teatro de Americana na sexta


'Animal Político' é exibido no Pontos MIS na segunda


Nova Odessa tem stand up gratuito no domingo


Sebrae Americana promove Semana do MEI


Acisb faz 1º sorteio da Campanha Seu Amor Merece Tudo



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza