Cidades

Megaoperação na Represinha é realizada com sucesso

Serviço durou cerca de 10 horas

Publicado em 2018-12-06 08:56:41 Atualizado em 2018-12-06 08:56:41 (185 visualizações)

O DAE (Departamento de água e esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste executou com sucesso o trabalho de corte do concreto para interligação dos tanques de sucção, do antigo e do novo, na obra de ampliação da Represinha – ponto de captação de água bruta no município. Durante a realização do serviço, no domingo passado (2), que durou cerca de 10 horas, o bombeamento precisou ficar paralisado e o tanque antigo esvaziado, o que mobilizou equipes da autarquia na limpeza do tanque.

O corte na parede de concreto, que tem 25 cm de espessura, foi feito por empresa contratada pelo DAE e corresponde à abertura do canal de passagem de água bruta para o novo tanque que irá atender dois novos potentes conjuntos motobombas. O método utilizado pela empresa foi o corte do concreto com cabo de aço diamantado, que agiliza os trabalhos e minimiza os transtornos com o desabastecimento de água na cidade.

A limpeza do tanque antigo só foi possível pela necessidade de esvaziamento do mesmo para os trabalhos. Uma grande quantidade de garrafas pets e demais entulhos foram recolhidos entre o lodo retirado, objetos que podem danificar equipamentos e chegam à captação por consequência do descarte irregular e desmazelo de alguns pescadores que fazem o uso da prática da pesca nas represas responsáveis pelo abastecimento público em Santa Bárbara.

A obra de ampliação da Represinha segue na reta final e irá aumentar em 150% a sua vazão, a partir do funcionamento das duas grandes bombas, que estão sendo instaladas no local que já opera com cinco conjuntos motobombas no recalque da água bruta para as Estações de Tratamento de Água -  ETAs II e IV -, na Vila Aparecida e no Jardim Souza Queiroz, respectivamente.

Para garantir essa eficiência no abastecimento, o DAE finalizou neste ano a obra de ampliação do sistema da ETA IV, com construções de novos reservatórios e novas adutoras. As duas obras somam investimentos de mais de R$ 18 milhões. E tem início nos próximos dias a 2ª etapa da obra de ampliação desse sistema, que vai beneficiar toda a Zona leste, são mais R$ 15 milhões investidos, todas com recursos do governo federal e contrapartida do DAE.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Prefeitura de Americana implanta novo ecoponto


1º viaduto de Nova Odessa já funciona


Omar quer acelerar Avenida Bandeirantes


Saúde orienta alunos do Ciep Jaguari sobre higiene bucal


Mata da droga tinha 700 porções pra usuário



© 2009-2018. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza