Cidades

NO: Estudantes têm aula de preservação em nascente

Calendário do Programa Municipal de Educação Ambiental

Publicado em 2019-04-15 11:00:03 Atualizado em 2019-04-15 11:00:03 (161 visualizações)

O IEC (Informação, Educação e Comunicação), órgão ligado às secretarias de Saúde e Educação de Nova Odessa, deu início ao Programa Municipal de Educação Ambiental com um calendário de visitações que vai levar 600 alunos, até outubro deste ano, àquela que é considerada a "nascente modelo" do município. Localizada no Sítio Piraju, a mina é uma das principais afluentes do Sistema Lopes, um dos dois utilizados para o abastecimento público.

A nascente já foi vista por um grupo de aproximadamente 60 alunos das Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) 'Professora Alzira Ferreira Delegá', do bairro Green Village, e Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) 'Professora Almerinda Delegá Delben', no Parque Residencial Klavin.  No local, o sitiante Sílvio de Campos e seu filho, Leonardo Campos, que auxiliaram a Prefeitura e a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) na recuperação do local de produção de água, têm recebido os estudantes.

Junto dos proprietários da área, os alunos também realizaram o plantio de mudas de árvores, para ajudar na recomposição vegetal da área de preservação ambiental. "A partir do momento que os alunos têm o conhecimento de onde vem a água que a população utiliza no cotidiano, eles poderão perceber a necessidade de conservação e proteção da natureza", destaca a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita. "Mais uma vez seguimos o calendário de visitação ao local para comprovar, de geração em geração, por que Nova Odessa é conhecida como o Paraíso do Verde", reiterou a professora Meria de Jesus Brito, responsável pelo IEC.

Segundo Sílvio Campos, em plena crise hídrica de 2015, a nascente passou por ações de desassoreamento, graças ao empenho do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, e voltou a produzir água, diretamente para a Represa Lopes 2. Além disso, foi cercada e está hoje preservada.

O calendário de visitação, que inclui as estações de tratamento de água e esgoto da Coden, é uma das diretivas do Programa Município Verde-Azul, que certifica cidades com boas práticas ambientais. Nova Odessa, que sempre obtém a certificação emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, devido ao atendimento a diversas diretrizes ambientais, teve sua melhor pontuação em 2018.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Baile funk tem confronto e 2 baleados


PM prende ladrão de bolsa no São Manoel


Ipês dão show de beleza em Santa Bárbara


PM morre na saída da Festa do Peão


Briga de irmãos termina com um esfaqueado



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza