Cidades

DAE Americana pede aumento da tarifa para ARES PCJ

Agência está emitindo parecer

Publicado em 2019-05-14 16:20:53 Atualizado em 2019-05-15 09:31:20 (372 visualizações)

O DAE de Americana solicitou, no final de 2018, aumento na tarifa de água e esgoto do município para a agência reguladora PCJ (ARES-PCJ). O pedido está em análise. 

De acordo com a ARES, o parecer está em fase final e não tem prazo para ser elaborado, pois depende de várias informações, dados técnicos, contábeis, financeiros, etc. Não há previsão de quanto poderia ser esse aumento. 

A agência informou ao NM que para o cálculo do índice necessário de reajuste das tarifas de água e esgoto,  se utiliza de uma fórmula paramétrica, que leva em consideração todos os custos com a operação (Opex) e os investimentos (Capex), e com isso projeta a tarifa média necessária para o próximo período (12 ou 24 meses), visando, inclusive, o equilíbrio econômico e financeiro do prestador.

Questionada, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o DAE se posicionará sobre o assunto após a definição da agência reguladora. 

Sobre o atual cenário do DAE de Americana, envolvendo reclamações recorrentes sobre falta d'água e, principalmente, a coloração da água, a ARES afirmou que acompanha e que possui uma ouvidoria. 

A ARES-PCJ regula e fiscaliza os serviços públicos de saneamento básico nos municípios associados, incluindo Americana. A Agência Reguladora mantém uma ouvidoria por meio da qual os usuários dos serviços de saneamento podem enviar sua reclamação, sugestão ou dúvida quando não conseguirem ter suas solicitações atendidas pelos prestadores dos serviços de água e esgoto e resíduos sólidos nos municípios associados e conveniados. 
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Cidades

Gama apreende cerol no Zanaga


Omar entrega certificados para condutores de embarcações


SM: Pref. recebe atletas campeões nos Jogos Regionais


SM: Inaugurações e atividades culturais agitam o FDS


Desassoreamento segue no lago do Pq Ecológico



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza