Diversão e Arte

Alerta contra a violência- 'Euthanizer'

Por Oscar D'Ambrosio

Publicado em 2019-02-07 14:00:03 Atualizado em 2019-02-07 14:00:03 (130 visualizações)

Se você acredita na lei do carma, ou seja, que para toda ação na vida existe alguma reação em algum momento, assista ao filme finlandês 'Euthanizer'. Se não acredita, veja também, porque as questões ali colocadas são de tamanha força, que obrigam a rever nosso cotidiano.

A história tem como protagonista um mecânico que sacrifica profissionalmente animais. Mas o que parece aterrador é, para ele, uma forma de salvação da dor, pois somente faz isso quando chegam até ele animais que estão sofrendo. Se isso não ocorre, não causa a morte do bicho e é capaz de infringir aos humanos que maltratam o animal diversas torturas.

Concorrente pela Finlândia ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, a obra é uma grande crítica à banalização da violência. Existe um grupo de tendências neonazistas em ações preconceituosas e também uma veterinária que não se mostra muito envolvida com o sofrimento dos animais.

O conjunto é de assustar, pois o panorama que se mostra da sociedade contemporânea é de intenso despreparo para a vivência em comunidade. A relação do protagonista com o pai é uma prova disso, e as sucessivas ações agressivas de todos contra todos alertam para um futuro perigoso, em que a tolerância e a paz parecem não ter morada.

Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE


Diversão e Arte

Loira supersensual brilha na revista


Miss Bumbum coberta de chocolate revela novo amor


Via Crucis: Sexta-Feira Santa é o dia mais aguardado pelo público


Orquestra de Americana apresenta "Concerto de Páscoa"


Piracicaba. Paixão de Cristo segue emocionando público



© 2009-2019. Portal Novo Momento de Notícias. website: pratza