O Colégio Técnico de Limeira (COTIL/Unicamp) recebeu ontem a visita de técnicos da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) da universidade que apresentaram o projeto de Georreferrenciamento para novos alunos e detalharam os avanços do mapeamento.

Dois terços dos dados já foram coletados de todas edificações da Unicamp e a previsão é concluir essa etapa neste semestre.
Em novembro do ano passado, o COTIL firmou parceria de estágio com a Unicamp para essa inserir Limeira na construção conjunta do Web Map da Unicamp. Hoje foi a vez dos alunos que entraram para o terceiro ano dos cursos de Edificações e Geodésia e Cartografia conhecer o trabalho e seus objetivos.
Além de fornecer subsídios para avanços na gestão da universidade, o levantamento irá preparar os alunos para as necessidades do mercado. “O trabalho realizado em Limeira irá integrar todo o mapeamento feito pela Unicamp, que reunirá características físicas e estruturais dos seus ambientes internos e externos, viabilizando inclusive o desenvolvimento de aplicativos”, explicou o geógrafo Vanderlei Braga.
Ao possibilitar a obtenção de informações para o aprimoramento da gestão dos espaços, ações e planejamento territorial, a medida vai ao encontro da política de transparência da universidade e integração. Número e localização das salas, departamentos, descrições de estacionamentos, postes, árvores e diversos outros dados farão parte do projeto.
Segundo o geógrafo da Unicamp, o mapeamento poderá ser aperfeiçoado de maneira constante, inclusive com o fornecimento de informações ainda mais detalhadas futuramente. Também será possível fazer a atualização permanente e o desenvolvimento de aplicativos previstos para o segundo semestre.
Os professores Giocondo Mário Negro Filho e Carolina Scherrer Malaman acompanharam a apresentação do projeto que envolve 50 estudantes de Limeira.