A Secretaria de Educação de Americana dá início, nesta quinta-feira (20), a seis oficinas de formação de profissionais que têm com temas Cinema, Psicanálise e Educação, Taxonomia dos Objetivos Educacionais, Brincadeiras Cantadas e Corpo e Movimento. A organização é do Núcleo de Formação da Secretaria de Educação e todos os palestrantes são servidores da instituição.
Segundo a secretária de Educação de Americana, Juçara Noveli, o professor tem que estar em constante processo de formação. ????? importante este tipo de oficina. A partir desses encontros teóricos podem sair vivências para o cotidiano da sala de aula???, afirmou. O objetivo das oficinas, que terminam em dezembro, é a capacitação dos gestores.
Segundo a subsecretária de formação da Secretaria de Educação, Neuza Moro, devem ser lançadas três oficinas. ???Estou aguardando confirmação dos servidores. Mas, os temas devem ser teatro, informática e a outra estou esperando para ver o assunto que vai ser trabalhado???. Foram oferecidas 160 vagas e praticamente estão todas preenchidas.
Vão participar gestores, professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil e outros interessados. Os locais dos encontros serão o Ciep São Vito e a sala de reuniões da Secretária de Educação. No primeiro semestre foram realizadas diversas oficinas com outros temas. As aulas vão acontecer a noite.
Duas oficinas começaram nesta quinta: ???Cinema??? e ???Brincadeiras Cantadas???. O supervisor de ensino, Eduardo Jordão, que ministrará a oficina sobre cinema disse que, ???a produção cinematográfica é uma das marcas da cultura moderna e contemporânea, abordando diversos temas e diferentes formas políticas e estéticas. Motivados pelos filmes que serão exibidos, a proposta da oficina é transitar por algumas dessas possibilidades da linguagem cinematográfica e conversar a respeito do Cinema e dos temas apresentados pelos filmes e pelos participantes???, afirmou.
Jordão, durante a oficina, mostrará quatro filmes. Entre eles o filme mexicano ???O Incidente???, de 2014. ???A Base Nacional Curricular fala em organizar o currículo de um modo diferente. Pensar a escola de outro modo. O filme, que tem uma discussão sobre espaço/tempo, vai nos ajudar nesta reflexão. Pensar em outras possiblidades do tempo e do espaço na escola???, afirmou o educador.
A professora Maria Regina de Carvalho organizou a oficina de Brincadeiras Cantadas. ????? oficina de repertório musical brincante para educadores. Esta oficina apresenta caminhos para que a criança possa vivenciar brincadeiras e movimentos utilizando o próprio corpo como ponto de partida, ampliando suas competências com ludicidade. Propõe aos educadores participantes utilizarem a música como ferramenta em sala de aula, com diversas referências que verdadeiramente respeitam a criança como ser protagonista do aprendizado???, disse a professora. As outras oficinas começam semana que vem, dia 27 de setembro.