A Rede Municipal de Ensino de Americana foi selecionada, junto com outros 7 municípios, entre 900 cidades do Brasil para fazer parte de uma pesquisa da empresa Plano CDE sobre a relação escola/família encomendada pelo Itaú Social. Técnicos estiveram na cidade esta semana conversando com gestores da educação, professores, alunos e famílias.

Há alguns meses, a Secretaria de Educação de Americana respondeu a uma pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Itaú Social, sobre como são as políticas públicas que o município realiza em relação a escola e família. A Plano CDE (CDE significa que a empresa faz pesquisas sociais nas classes C, D e E) analisou os dados dessa pesquisa, que contou com participação de mais de 900 redes públicas de ensino, e após um primeiro filtro das redes com iniciativas mais interessantes fizeram uma série de entrevistas telefônicas para entender mais a fundo o funcionamento as melhores iniciativas.

Das 900 foram selecionadas 20 e depois, oito cidades.  “Americana ficou entre as oito cidades a partir de dados do IDEB, entre outros. Para nós é um orgulho ter sido escolhida, pois o nosso objetivo é sempre tentar melhorar a qualidade de educação de nossa cidade”, disse a secretária de Educação, Juçara Noveli.

Como Americana foi selecionada, a Plano CDE, em nome do Itaú Social, convidou a Secretaria de Educação a participar do estudo “Políticas de aproximação escola-família: casos de sucesso”. A pesquisa consistiu em uma visita da equipe de pesquisadores da Plano CDE à Secretaria e a algumas escolas da rede. A equipe, formada por dois técnicos especializados em pesquisas educacionais, visitou os Cieps da Praia Azul e Cidade Jardim e Emefs Jonas Correa de Arruda Filho e Paulo Freire.

A pesquisa, que pretende mapear a relação família/escola, teve como foco alunos do Ensino Fundamental 2, do sexto ao nono ano. Os técnicos que estiveram em Americana aproveitaram para realizar trocas de experiências, conhecer práticas diferenciadas e levantaram a possibilidade de dar visibilidade a casos interessantes em forma de publicação de artigos ou pesquisas.

A partir do estudo de campo a equipe fará um relatório para a Itaú Social, que terá uma análise qualitativa do funcionamento de políticas de aproximação entre escola e famílias promovidas por redes municipais/estaduais de ensino. A análise ajudará o Itaú Social a aperfeiçoar suas próprias iniciativas de promoção da relação escola-família na rede pública.

A Plano CDE é uma empresa de pesquisa e consultoria voltada exclusivamente ao entendimento das demandas dos públicos de classes mais vulneráveis para dar apoio a empresas, instituições do terceiro setor e governos na melhoria dos serviços prestados a essa população. A equipe é formada por economistas, cientistas sociais e antropólogos com larga experiência em pesquisas com temas sociais (incluindo educação pública). Além do Itaú Social, a Plano CDE faz pesquisas para instituições importantes como Fundação Lemann, Todos Pela Educação, Fundação Roberto Marinho, Instituto Península, entre outros.