A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU) ??? Unidade de Transportes e Sistema Viário (UTRANSV), vai promover de 8 a 28 de maio as atividades do Movimento Maio Amarelo para a conscientização no trânsito. O evento, cujo tema este ano é ???Nós Somos o Trânsito???, contará com a realização de pedágios educativos em vários pontos da cidade, em parceria com o Tiro de Guerra, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Policia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, entre ouros apoiadores.

Para o secretário da SOSU, Adriano Alvarenga Camargo Neves, além das sinalizações, orientações e campanhas de conscientização para um trânsito mais seguro, é necessário que as pessoas possam refletir sobre a importância da mudança de comportamento. ???Nos deparamos com diversas situações no dia a dia e, além das informações sobre as regras e leis de trânsito, precisamos ter o equilíbrio e ponderação sobre nossas atitudes. Mudanças simples no comportamento podem evitar acidentes e mortes no trânsito, preservando a vida???, disse o secretário Adriano.

A campanha vai reforçar o trabalho de Educação no Trânsito promovido permanentemente pela UTRANSV, informou o secretário adjunto da SOSU e Autoridade Municipal de trânsito, Eraldo Camargo. ???A UTRANSV desenvolve junto às escolas, empresas e população um projeto para a educação no trânsito com abordagens e distribuição de materiais informativos. Para melhorar a segurança viária, a prefeitura tem trabalhado com planejamento e realizado diversas intervenções no trânsito da cidade. O Movimento Maio Amarelo vem reafirmar o direito de ir e vir de cada um, o respeito à vida e o comprometimento do Poder Público e de toda a sociedade para promover a segurança no trânsito???, disse Eraldo.

Durante o mês de maio, estão programados Pedágios Educativos do Movimento Maio Amarelo de Americana nos seguintes pontos:

    Base Comunitária da Policia Militar de Americana, na Avenida Iacanga;
    Avenida Cecília Meirelles com Rua Nina Rodrigues, bairro Antonio Zanaga;
    19º Batalhão da Policia Militar de Americana, na Praça Comendador Muller, nº 78, Centro;
    UNISAL Nossa Senhora Auxiliadora e Americana, na Avenida Cillos;
    Avenida Campos Salles;
    Escola Estadual Monsenhor Nazareno Maggi;
    Conjunto Habitacional Vida Nova 1 e 2, na Rua Maranhão;
    SENAI de Americana;
    Portal de Americana;
    Avenida Abdo Najar equina com a Rua Ari Meirelles.

???Década de Ação para a Segurança no Trânsito???

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020, se não houver nenhuma intervenção para melhorar a segurança no trânsito. Seria, assim, a quinta maior causa de mortalidade no mundo e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

Com a ???Década de Ação para a Segurança no Trânsito???, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o objetivo é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.