A Prefeitura de Americana está avançando com o projeto de ecopontos na cidade para atender toda a população. Atualmente, o município dispõe de sete unidades para receber materiais inservíveis e volumosos. Outros três ecopontos estão previstos para serem implantados ainda neste ano.
O secretário da SOSU, Adriano Alvarenga Camargo Neves, ressaltou a importância da destinação correta dos materiais e da participação e conscientização da população. ???O município disponibiliza as unidades, atendendo a população em suas necessidades e, desta maneira, evita que estes materiais permaneçam nas casas ou nas vias, prejudicando a cidade e o meio ambiente???.
Os ecopontos recebem móveis, restos de poda e de madeira, entulhos diversos e também materiais recicláveis, que são separados e recebem uma destinação correta. Cada morador pode levar por dia um metro cúbico de material.
Segundo o responsável pelos ecopontos, Marcelo Andrietta, a média diária recebida nos ecopontos é de 10 a 11 toneladas de materiais diversos.
A prefeitura pretende implantar mais três ecopontos na cidade, nas regiões do Jardim Guanabara, Vista Alegre e Machadinho.
Os sete ecopontos existentes funcionam nas regiões do Jardim dos Lírios (Rua Siriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com Rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209), Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com a Rua Pantanal), Catharina Zanaga (Rua Carmine Feola, 1.327) e Nova Carioba (Rua José Nicoletti, 110). Os locais atendem de segunda a sexta, das 7 às 18 horas. Sábado, das 8 às 17 horas, e domingo, das 8 às 12 horas.