O Instituto Sou da Paz divulgou as estatísticas criminais do Estado de São Paulo das cidades com mais de 50 mil habitantes menos expostas a crimes violentos. O Índice de Exposição a Crimes Violentos (IEVC) tem o objetivo de facilitar a avaliação multidimencional da violência e da segurança pública no Estado e inclui homicídios e latrocínios, estupros e crimes contra o patrimônio, como roubo de veículos e de cargas, entre outros.
Dos 139 municípios com mais de 50 mil habitantes, Americana ficou em 9º lugar como a cidade menos exposta, com um índice geral de 9,7. De acordo com o documento do Instituto Sou da Paz, o índice varia de 0 a 100, sendo que quanto mais próximo de 100 mais a cidade está exposta a crimes violentos. Nos subíndices, a pontuação de Americana ficou em 9,3 para crimes letais; 14,7 para crimes contra a dignidade sexual; e 5,5 para crimes contra o patrimônio.
Já o município de Santa Bárbara d’Oeste é o 6º mais seguro do Estado. Ao se considerar somente as cidades de médio e grande porte, Santa Bárbara d’Oeste aparece em 3º lugar entre as mais seguras.