Quatro pilotos que fazem parte da escolinha municipal de BMX, da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, conquistaram medalhas de ouro e três de prata no Campeonato Pan-Americano de BMX Racing, que aconteceu neste sábado (25) e manhã de domingo (26). A competição, que foi sediada pela primeira vez em Americana, aconteceu na pista de bicicross do Complexo Ayrton Senna e começou na quinta-feira (23) com o início dos treinos oficiais, que continuaram na sexta-feira (24). 
Entre os atletas favoritos, André Fassina, que também é professor da escolinha de BMX, competiu, na manhã deste domingo, na categoria 28-29 anos e conquistou a medalha de ouro.
A piloto, Julia Alves, também favorita, competiu no sábado na categoria Elite Woman e conquistou a medalha de prata, ficando atrás da bicampeã olímpica, a colombiana Mariana Pajón. 
Na categoria Master, o piloto José Calazans também conquistou o segundo lugar. 
A outra medalha de prata ficou com Carolina Amazonas, que competiu neste domingo na categoria Girls 15-16 anos.
“Estamos muito contentes com as conquistas dos atletas de Americana. Sabemos que todos deram o seu melhor e batalharam para conquistar essas medalhas. Parabéns a todos os 31 atletas que competiram representando a nossa escolinha e a cidade”, comentou o secretário municipal de Esportes, Eudaldo dos Santos Cardoso, o Paraná.
Ao todo, a competição recebeu 1.200 competidores. O Brasil foi o país com maior quantidade de atletas, 495 no total. Entre as maiores delegações estavam o Chile (85), Colômbia (63), Equador (61), e Bolívia (45). 
Ainda neste domingo (26), a pista de bicicross recebe a Copa Latino Americana, que segue até as 18 horas. 
O Campeonato Pan-Americano de BMX Racing 2019 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com patrocínio da Penks Vestuários, e supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e Comissão Pan-Americana de Bicicross (COPABI). 
26/05/2019Fotos: Maria Eduarda Gazzetta