Com o objetivo de discutir as propostas que irão nortear a saúde pública de Americana nos próximos quatro anos, será aberta nesta sexta-feira (5) a 8ª Conferência Municipal de Saúde. A solenidade, que contará com a presença do prefeito, Omar Najar, e do secretário de Saúde, Gleberson Miano, além de outras autoridades, será realizada no auditório Jamil Salomão, na FAM (Faculdade de Americana), com previsão para início às 18h. No sábado, haverá as discussões das propostas encaminhadas e também a eleição dos delegados que irão representar o município na etapa macrorregional da 8º Conferência Estadual, ainda sem data e local previstos.
Os conselheiros de saúde, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Saúde, realizaram quatro encontros que sucederam a 8ª Conferência Municipal, as chamadas pré-conferências. Elas ocorreram entre os dias 18 e 25 de março nos bairros Antônio Zanaga, Praia Azul, Vila Mathiensen e Parque Gramado. Durante essas pré-conferências os participantes propuseram algumas pautas para a 8ª Conferência, entre elas, a redução no tempo de agendamento para consultas, ampliação das equipes da Estratégia Saúde da Família, implantação de conselhos locais de saúde, e outras.
O secretário de Saúde disse que espera a participação popular no evento, o que ele considera ser o momento ideal para se trazer novas ideias para a Saúde. “Nós estamos abertos sempre para esse tipo de coisa [conferência], sugestão, ideia nova, o que pode melhorar aqui ou ali. Eu acredito que dessa conferência saiam boas ideias, nós teremos bons palestrantes, eu fiquei muito contente com os profissionais que estarão presentes. E a população, se puder participar, será muito bem-vinda”, comentou Gleberson.