A água poderá ser reutilizada para diversas atividades, como combate a incêndios, lavagem de pisos, uso em vasos sanitários e outras. O projeto também atendeu ao desafio do torneio de robótica FLL Hydro Dynamics 2017-2018 (First Lego League-SESI), que visa identificar um problema e apresentar uma solução, de forma sustentável, para reutilização da água. O Instituto Educacional de Americana possui uma piscina de 70.000 litros e duas ou três vezes por semana, de acordo com a incidência de uso, lança na rede pluvial um volume de aproximadamente três mil litros a cada limpeza, o que representa uma quantidade bastante considerável de água ao longo do ano. ???Por meio do time Ieda Bot???s, formado por alunos do 7º e do 9º ano, idealizamos uma forma de contribuir com a causa. Com a coordenação da professora Eliane Lopes Angelelli, os alunos do time estabeleceram contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros buscando uma solução sustentável para esse volume de água descartado???, explicou a diretora geral Eliane Corral. ???Após os encontros e debate de ideias, em consenso, foi formulada a proposta de instalação da caixa d’água, que também poderá ser utilizada pela própria escola e pela secretaria, reduzindo o consumo de água de forma sustentável, além de contribuir com a flora e com a segurança pública do município???, completou.
Em reunião realizada na sexta-feira (9), o secretário municipal do Meio Ambiente, Odair Dias, destacou a importância da iniciativa da unidade de ensino e dos alunos. ???Este é um exemplo a ser seguido, todos vocês já são vencedores. Antes de tudo, estamos tratando de conscientização ambiental, algo de extrema importância. O nosso município e o meio ambiente agradecem por esse projeto???, afirmou.
Participaram da reunião, além da diretora geral do Instituto, do secretário municipal e da professora Eliane, o comandante do posto do Corpo de Bombeiros de Americana, Tenente Flávio Medrado de Souza, o comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão Julio Cesar Magalhães Cavellani, a diretora pedagógica do Instituto, Carla Giatti Miranda, e a coordenadora da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento da Secretaria do Meio Ambiente e interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Kátia Birke.
O time Ieda Bot???s é formado pelos alunos: Marcello Costanzo Satiro, Gabriel Salvioni Dantas, Lucca D.G. Marcondes, Enzo Cortez Andreassa, Hariel Eccher, Vinicius Charantola, Ana Clara S.P. de Almeida, Maria Clara Lucchiari, Beatriz Barros Lazinho.