Após a polêmica da semana passada de excluir uma mulher de tomar a hóstia, a Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua inicia nesta quinta-feira, dia 29, as celebrações do Tríduo Pascal, um dos principais momentos do calendário litúrgico da Igreja Católica. Uma ampla programação com missas, vigílias, momentos de oração e procissão.
LEIA – Mulher acusa padre de negar hóstia
As celebrações começam na Catedral Diocesana, em Limeira, com a Missa dos Santos ??leos presidida pelo bispo diocesano, Dom Vilson Dias de Oliveira, e concelebra por todos os padres da diocese. A programação segue com a missa de lava-pés, às 19h, na Basílica.

Neste ano serão lavados os pés de 12 pessoas que atuam na construção da paz, seguindo o tema da Campanha da Fraternidade 2018, ???Fraternidade e Superação da Violência???. ??s 20h30 acontece vigília eucarística
No segundo dia do Tríduo Pascal a Igreja não celebra missas. Os fiéis se reúnem pela manhã para vigílias eucarísticas e participam às 15h do principal momento do dia com uma ação litúrgica, quando é recordada a crucificação e morte de Cristo. ??s 19h ocorre a procissão do Senhor Morto e o sermão das últimas sete palavras de Jesus.
No sábado às 18h acontece a solene vigília pascal, com a bênção do fogo novo e da água batismal. Nesta celebração também é aceso o círio pascal e as velas dos fiéis, que renovam suas promessas batismais.
Encerrando a Semana Santa, no Domingo de Páscoa serão quatros missas solenes às 7h, 10h, 18h e 20h. A última com presença do Coro Monsenhor Nazareno Magi.