Durante audiência pública realizada na sexta-feira (14) sobre o projeto de concessão de estradas do lote “Rota Mogiana”, representante do Governo do Estado admitiu que trechos do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) ainda podem ser retirados, incluindo a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). O apontamento foi feito por Raquel Carneiro, diretora da CPP (Companhia Paulista de Parcerias). Além disso, os pedágios programados devem começar a funcionar em maio de 2027 e não mais novembro de 2026.

Na SP-304, o projeto inicial prevê a instalação de pórticos de pedágio em três pontos: nos quilômetros 122, em Americana; 144, em Santa Bárbara, e 154, em Piracicaba, em ambos os sentidos. A cobrança de pedágio seria no Sistema Automático Livre, o chamado free flow, um modelo sem barreiras, cujo pagamento ocorre por meio de tags nos veículos, sem necessidade de parar numa cabine.

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Em audiência, Estado admite que pode tirar SP-304 de concessão

Raquel tem representado o Governo de São Paulo nas audiências públicas sobre o tema. A terceira e última foi realizada no auditório da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), em São Paulo, contando com a presença de prefeitos, vereadores e moradores de diversas regiões que serão afetadas pelo projeto direta ou indiretamente.

A região de Americana teve apenas um representante, o engenheiro comercial Marcos Homsi, morador de Americana, que discursou. Nenhum vereador ou prefeito de Americana e Santa Bárbara d’Oeste esteve presente.

De acordo com a diretora, o adiamento é em razão do tempo necessário para que a concessionária que assumir a rodovia cumprir com as etapas para a implantação dos pedágios, que pode levar cerca de um ano. A previsão é que as tarifas dos pedágios previstos para a SP-304 devem custar até R$ 3, em ambos os sentidos. A Luiz de Queiroz é uma das rodovias que fazem parte do lote e são administradas pelo DER. O pacote também inclui vias que já são concedidas para a Renovias, com contrato válido até abril de 2026.

Possibilidade do Estado

“Talvez alguns trechos do DER que estão incluídos no lote não permaneçam no lote. A gente ainda vai ver se o que está hoje vai permanecer na versão que será publicada”, revelou Raquel, durante a audiência pública. “O posicionamento dos pórticos [na SP-304] foi feito de modo que não influenciasse aquela parte mais urbanizada, porque Americana meio que junta com Santa Bárbara, você não consegue ver muito onde acaba um município e onde começa o outro”, explicou.

O investimento previsto é de R$5,92 bilhões ao longo de 382,8 quilômetros de diversas rodovias. O governo de São Paulo afirma que a concessão permitirá melhorias nos trechos, como 60 quilômetros de duplicações, 53 quilômetros de faixas adicionais e terceiras faixas, 118 quilômetros de acostamentos ampliados ou implantados e 32 quilômetros de marginais. Também estão previstos 17 passarelas, 23 novos pontos de ônibus, 15 dispositivos de acesso e 69 novas obras de arte especiais, garantindo mais segurança viária e fluidez no trânsito.

De acordo com a dirigente da CPP, em um segundo momento o Estado também abordará o assunto em reunião com prefeitos, deputados e vereadores na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A população também pode manifestar sua opinião por meio de uma consulta pública online, disponível até o próximo dia 21, no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjmRkO4XCSxDLO5N0430JTYpMWdxulXtGa59_2ptDkvOKS9g/viewform

 

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