Em celebração realizada no último domingo (21), a Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua apresentou a imagem de Santo Antônio que foi restaurada pelo artista plástico Fernando Pedersini, de São João del-Rei (MG). A imagem de 1876 chegou a Americana com os primeiros imigrantes italianos.
A missa de bênção e entronização foi presidida pelo bispo diocesano de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, e concelebrada pelo reitor da Basílica, padre Leandro Ricardo, e pelo monsenhor Constantino Gardinali.
Após a bênção, os fiéis saíram em procissão pelas ruas centrais com a imagem carregada pelo Tiro de Guerra de Americana. A procissão passou também pela Igreja Matriz de Santo Antônio, onde foi descerrado o novo brasão da Igreja.
???A comovente celebração de acolhida e benção da imagem histórica restaurada, na presença de tantos fiéis, contemplou o respeito às origens de nossa fé católica, a preservação de nossa história e o fortíssimo sentimento que nosso povo nutre pelo Santo Padroeiro de Americana. Além disso, essa restauração é reflexo de uma grande ação de restauro da ação pastoral de nossa comunidade que está prestes a celebrar 120 anos de criação???, avaliou padre Leandro Ricardo.
O processo de restauração levou dois meses e buscou recuperar os aspectos originais da peça. O trabalho consistiu na identificação e correção das trincas, lixamento, pintura com óxido (mistura de produtos minerais e orgânicos) e dos filetes com folha de ouro e aplicação de cera de carnaúba para dar proteção à imagem.
A imagem pertencia a empresa Santista Têxtil até 2014, quando foi doada para a Basílica Santuário. Durante todo o mês de junho, fica exposta para veneração dos devotos.