Além de registrar altas temperaturas, o mês de janeiro é conhecido pelas chuvas repentinas e fortes.O Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré divulgou orientações para a população saber como se comportar em segurança diante dos temporais. A primeira delas é sempre lembrar que, em situações de emergência e que ofereçam risco de morte, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente, pelo telefone 193.
Para os motoristas, a regra básica é não atravessar áreas inundadas ou alagadas, nem mesmo atrás de outro veículo. Bastam 30 centímetros de alagamento para fazer com que a água entre pelo escapamento do carro e tire-o de funcionamento. Em caso de emergência, atravessar áreas alagadas em baixa velocidade, mantendo o motor acelerado em 1ª marcha, e nunca trocá-la durante a travessia. Se possível, o indicado é parar o carro em um local mais alto e verificar o nível da água em relação ao carro da frente: se o nível de água continuar a subir, todos devem sair do carro e procurar um lugar seguro para esperar a chuva passar.
Além disso, deve-se sempre dirigir com cuidado, diminuir a velocidade e aumentar a distância em relação ao carro da frente, pois as vias molhadas ficam escorregadias e a água impede a visualização de buracos e bueiros sem tampa.
Quem estiver a pé, deve procurar um local seguro até a chegada do socorro. Também deve-se redobrar a atenção ao atravessar as vias, pois, assim como com os motoristas, a água impede a visão de buracos e bueiros sem tampa e as enxurradas também são capazes de arrastar as pessoas e outros objetos. O pedestre jamais deve ir para áreas de risco, pois isso dificulta eventual resgate.