Edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 18, trouxe o prometido decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que dispensa a necessidade de visto para cidadãos dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e do Japão. As novas regras valerão a partir de 17 de junho deste ano.
A medida era esperada para ocorrer, conforme agora se confirma, durante a viagem de Bolsonaro ao país do presidente Donald Trump. O decreto é unilateral ??? ou seja, o Brasil permite a entrada de americanos, canadenses, australianos e japoneses sem a necessidade de uma autorização individual prévia, mas isso não altera os requisitos para a entrada de brasileiros nesses países.
O texto prevê que fica permitido aos portadores de passaportes americanos, canadenses, australianos e japoneses ???entrar, sair, transitar e permanecer no território da República Federativa do Brasil, sem intenção de estabelecer residência, para fins de turismo, negócios, trânsito, realização de atividades artísticas ou desportivas ou em situações excepcionais por interesse nacional???.