A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, está utilizando desde a última semana uma nova tecnologia para agilizar a prestação dos serviços na cidade.
Chamado de OS Mobile, o dispositivo possibilita que as equipes que estão em campo recebam mais rapidamente os serviços que precisam ser realizados e, além disso, consigam informar em tempo real a sua conclusão. De acordo com o Tadeu Ramos, diretor da concessionária, a plataforma melhora o acompanhamento das ordens de serviços, aumenta a capacidade de obtenção de dados e acelera os serviços realizados ao longo do dia como reparos de vazamentos, manutenções em cavaletes e realização de novas ligações de água e de esgoto.
???No início do expediente, as equipes já saem com uma relação de serviços a serem realizados na cidade e também recebem isso ao longo do dia pelo próprio dispositivo, conforme novas demandas ocorram. Além disso, ao finalizarem o serviço, informar instantaneamente a central pela própria plataforma e recebem uma nova demanda, tudo mais ágil e rápido para todo o ciclo dos processos de trabalho da concessionária???, explica. O novo dispositivo também permite a vinculação de fotos de todos os serviços realizados pelos funcionários e reduz as falhas e retrabalhos das equipes.
Antes, as equipes saiam com a relação de atividades impressa e, quando surgia uma nova demanda, era necessário fazer isso manualmente. A baixa dos serviços realizados ocorria somente no final do expediente.
Das dezoito equipes da concessionária que atuam em campo, onze já estão utilizando o dispositivo, na região central da cidade. A expectativa é que até o final do mês de novembro, todas as equipes tenham a plataforma. Todos os funcionários receberam capacitação para utilizar o dispositivo. ???A aceitação por parte da equipe foi muito boa. Todos entenderam a agilidade que o OS Mobile proporciona tanto para a melhoria dos serviços para a população quanto para o próprio andamento dos trabalhos da concessionária???, ressalta Ramos.