O vereador Thiago Brochi (PSDB) reuniu-se na sexta-feira (12) no DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana com um grupo de proprietários de terrenos na Rua Alfredo Pace, no bairro Catharina Zanaga. O objetivo foi discutir sobre a implantação da infraestrutura necessária no local, reivindicada há mais de 30 anos pelos moradores. Após reuniões com dirigentes das secretarias de Obras e Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, Brochi conversou com o diretor superintendente do DAE, Carlos César Zappia, o diretor de unidade técnica, Luis Antônio de Souza Neto, e representantes dos proprietários de lotes da região

 

Durante o encontro, os dirigentes do DAE informaram que dentro das próximas semanas será iniciada a implantação da rede de água. Os proprietários irão pagar a ligação somente quando houver o pedido individual. Já a rede coletora de esgoto será implantada pelo DAE no ano que vem, após o período de chuvas – devido ao terreno do loteamento ser bastante inclinado e dificultar o trabalho das máquinas. A benfeitoria será paga através de contribuição de melhorias pelos donos dos lotes nesta área do bairro Catharina Zanaga.

 

De acordo com o vereador, a situação é antiga e foi motivada pelo fato de o loteador original não ter realizado as benfeitorias. “Desde o ano passado estamos acompanhando esse processo que já dura décadas. O objetivo é avançar nas etapas, para os proprietários dos terrenos poderem construir suas casas e residir no local”, explicou Brochi.

Dourado quer saber de multas por avanço de sinal vermelho

O vereador Silvio Dourado (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações da prefeitura sobre a quantidade multas de trânsito constatadas por meio de radares fotográficos instalados nos semáforos da cidade.

 

De acordo com Dourado, estudos na área de legislação viária indicam que o funcionamento destes equipamentos de fiscalização de avanço de sinal tem resultado em acidentes. O motivo é que os motoristas aceleram ou freiam o veículo bruscamente quando a sinalização está no amarelo, na transição para o sinal de parada.

 

“Os estudos ainda dão conta de que alterações como tamanho, modernização e indicação do tempo para mudança de sinal também são fatores relevantes para a eficácia dos instrumentos. Pesquisa do professor de engenharia civil da USP de São Carlos, Antônio Clovis Pinto Ferraz, nas cidades de São Carlos e Piracicaba, apontou redução de 35% e 34%, respectivamente, na quantidade de acidentes”, relata o autor.

 

O vereador defende o aprofundamento do tema no município, iniciando pela quantidade e tipos de infrações de trânsito constatadas pelos dispositivos.

 

No documento, Dourado questiona quantos dispositivos de fiscalização fotográfica estão em operação nos semáforos do município e pede que a prefeitura indique a localização de cada um. Pergunta também quantas infrações de trânsito foram constatadas pelos detectores de avanço de sinal e solicita que sejam discriminados os tipos de infração.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (11).