Campinas está certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como cidade modelo de boas práticas na construção de resiliência para a redução de riscos e desastres. Isso significa que o município está preparado para o atendimento em situações de um desastre natural, minimizando os riscos e perdas para a população.
?? a primeira cidade brasileira a obter este título. A cerimônia de entrega da certificação foi realizada nesta sexta-feira, 19 de julho. Foi criado também, por meio de um decreto, o comitê de cidades resilientes, que vai acompanhar ações e projetos referente à resiliência. O certificado foi entregue pelo representante do Escritório de Estratégia para Redução de Desastres Naturais da ONU, David Stevens.
As ações da Prefeitura que chamaram a atenção da ONU para a concessão do título foram a Operação Verão, Operação Estiagem, a implantação de 36 sensores de alerta de desastres e a redução de 64% de pessoas morando em áreas de risco.
Em maio deste ano, Campinas já tinha sido escolhida como cidade resiliente, ou seja, que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.