O Canil do ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Municipal de Sumaré se apresentou ontem, dia 30, em Cordeirópolis, cidade que tem como objetivo a implantação de um canil em sua GM. Por meio de comandos dos adestradores, houve demonstrações de ações de combate à criminalidade, como o uso do faro para detecção de drogas e abordagem de rotina a suspeitos. Também foi mostrada a obediência dos cães aos guardas, exibições conhecidas como ???Dogshow???. A corporação ainda levou para Cordeirópolis o cão são bernardo Bethoven, da empresa Sede Dog, parceira da Prefeitura e que ajudou na implantação do Canil em Sumaré.
???Em 2017, nossa corporação auxiliou a implantação do canil de Hortolândia e é com grande alegria e honra que contribuímos com a formação do canil em Cordeirópolis. ?? muito gratificante para nós participar destes momentos e poder colaborar. Os cães são um recurso muito importante no setor de segurança e na proteção da população. Sumaré é referência para as demais cidades da região quando o assunto é o Canil e isso nos motiva a investir e melhorar cada vez mais a nossa Guarda Municipal???, comentou o prefeito Luiz Dalben.
CANIL
O Canil da ROMU está preparado para auxiliar a Guarda Municipal e Polícia Militar em diversos tipos de ocorrências, como busca por drogas, armas ou em situações de conflito. Com novos filhotes, são agora oito cães, entre pastores, labradores e border collies, além dos guardas que cuidam e adestram os animais. O grupo conta com campo de adestramento e preparação física para os cachorros e uma viatura especial.
Além das atividades de policiamento, o Canil também desenvolve ações educativas em escolas e recebe alunos e visitantes em sua própria sede para demonstrações de obediência (dogshow). Também há a participação durante as atividades do Promad (Programa Municipal Antidrogas), outro projeto desenvolvido pela Guarda Municipal.