Espera-se que dois terços de todas as pessoas passem a viver em áreas urbanas até o ano de 2050. A maior densidade populacional das metrópoles também irá mudar a maneira como as pessoas viajam nas cidades e como elas são abastecidas com mercadorias para uso diário. Veículos autônomos e elétricos desempenharão um papel importante, particularmente na forma dos novos robôs-táxis, ou transportadores de mercadorias e pessoas, que irão complementar ou até mesmo substituirão o transporte público nas cidades. A Schaeffler está fornecendo a base técnica para um conceito de mobilidade urbana: O ???Schaeffler Mover???, com acionamento do cubo de roda e sistema de direção de 90 graus, oferece uma plataforma para uma ampla variedade de conceitos de veículos, como robô-táxis, ou veículos de transporte autônomos.
Os componentes de propulsão e chassis do ???Schaeffler Mover??? são combinados de modo a economizar espaço em uma unidade compacta, o ???Schaeffler Intelligent Corner Module???. Este módulo é instalado em cada uma das quatro rodas e inclui o motor do cubo da roda, a suspensão da roda, incluindo o sistema da mola, e o atuador do sistema de direção eletromecânica. O sistema de direção do módulo de roda é projetado como um sistema de steep “by wize” eletromecânico. O projeto da suspensão da roda concebido permite um ângulo de direção de até 90 graus. Isso permite que o veículo seja manobrado em ruas estreitas e que também possa ser estacionado em espaços pequenos para permitir que os passageiros entrem e saiam. Seu raio de giro de menos de cinco metros torna o veículo extremamente manobrável no trânsito da cidade, e até mesmo girar no mesmo local será possível.
O motor de tração do módulo da roda foi projetado como um motor elétrico síncrono de imã permanente, e é uma variante do motor do cubo de roda já desenvolvido pela Schaeffler em um projeto de 2013. No projeto atual para o Schaeffler Mover, cada um dos quatro motores elétricos ??? com tensão de operação de 300 volts ??? fornece uma saída contínua de 13 quilowatts com picos de 25 quilowatts. O torque nominal de 250 Nm por motor pode ser dobrado por curtos períodos.
Com sua confiabilidade, flexibilidade e conforto, o ???Schaeffler Mover??? atende aos requisitos essenciais do cliente para um veículo altamente automatizado para uso urbano. Um sistema de controle de estabilidade dinâmica especialmente desenvolvido permite o controle individual de cada ???Intelligent Corner Module??? e controla as funções do sistema de controle de dinâmica (ESP), a distribuição de torque entre as rodas e a tração integral (AWD). Movimentos laterais do veículo podem ser realizados com praticamente nenhuma força transversal perceptível para os passageiros, o que é muito agradável para os passageiros que estão lendo, por exemplo. Ao mesmo tempo, este conceito de acionamento garante um nível muito alto de disponibilidade e proteção contra falhas. A Schaeffler possui todo o software para o sistema de controle de direção e tração, incluindo um conceito abrangente de segurança.
O alto nível de integração do módulo Schaeffler possui também outras vantagens. Por exemplo, o sistema de tração e chassi exige menos espaço de instalação geral ??? o espaço livre resultante oferece mais disponibilidade para passageiros e para armazenamento das mercadorias transportadas. O espaço criado para a bateria e o equipamento auxiliar garantem as dimensões compactas do veículo. Estes podem, por sua vez, ser variados, uma vez que o veículo também pode ser mais longo e mais amplo, sem a necessidade de fazer alterações no sistema. O design modular do veículo do ???Schaeffler mover??? cria a pré-disposição para a implementação de um grande número de tarefas de transporte de passageiros e mercadorias com um chassi de grande padrão. O corpo do veículo ??? que pode ser modificado para a aplicação desejada ??? pode ser rapidamente separado da plataforma, que acomoda toda a tecnologia necessária para a condução. Apenas uma parte do sistema de sensores necessários para a condução autônoma precisa estar integrada ao corpo do veículo.
A interconexão é um pré-requisito decisivo para o bom funcionamento dos veículos autônomos na cidade. Os especialistas da Schaeffler conseguiram isso no estudo através da criação de uma reprodução digital do veículo, que representa uma imagem do veículo na nuvem (cloud). Através da análise contínua dos dados de operação e estado atual do veículo, é possível identificar antecipadamente os requisitos futuros de manutenção, por exemplo. ???Este veículo é projetado para operações interconectadas e preenche uma lacuna significativa no atual portfólio da indústria automobilística???, de acordo com o Presidente de tecnologia da Schaeffler, Prof. Peter Gutzmer.
O estudo de viabilidade está sendo desenvolvido pela Schaeffler. Há planos para produzir, ao longo deste ano, um protótipo de um veículo, incluindo a cabine e ar condicionado.