A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aventou esta terça (2/9), em nota, a possibilidade de mudar o centro de treinamento da seleção da Granja Comary, em Teresópolis (RJ), por causa de um empreendimento imobiliário em construção na região. O terreno de entorno do centro de treinamento é alvo de um loteamento da empresa Sanfebra Empreendimentos e pode ameaçar a preservação ambiental natural da região, defende a entidade.
A Confederação faz um apelo público às autoridades para que se impeça a implantação do loteamento imobiliária na região. Para a CBF, ???o morro da Granja, se mantida a vegetação, constitui a proteção natural contra enxurradas que atingiriam as edificações na área do lago (da Granja)???. A entidade alerta a possibilidade de que com a destruição da cobertura vegetal a região possa ser ameaçada pelas cotidianas chuvas da região Serrana, ???trazendo ruínas e devastação à Granja???.

O empreendimento está situado na zona de amortecimento do parnaso, no entorno do parque Estadual dos Três Picos e do Parque Nacional da Serra dos ??rgãos, em uma região de vegetação típica de Mata Atlântica. O centro de treinamento da seleção funciona na Granja Comary desde 1985, e passou por uma reforma no valor de R$15 milhões para a preparação da equipe que disputou a Copa de 2014.