Em contato com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Francisco de Carvalho Filho (Chico do Judo), o treinador da equipe americanense, Edson Santos, foi informado que o Centro de Formação Esportiva de Judô de Americana será anunciado nos próximos e que até a próxima quarta-feira, 22/07, terá uma posição oficial em relação ao início do projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com Federação Paulista de Judô (FPJ) e a Prefeitura de Americana.
Sonho do judô americanense que se tornou realidade, o Centro de Formação Esportiva de Judô visa preparar atletas para o Centro de Excelência Esportiva, outro projeto do Governo do Estado de São Paulo, que realiza um trabalho com atletas de alto rendimento. O programa de formação atenderá cerca de 50 crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 14 anos.
Além das aulas e subsídios aos professores, o Governo do Estado de São Paulo fornecerá material esportivo (kimono) para todos os alunos, lanches e transporte para as competições gratuitamente. A contrapartida da Prefeitura de Americana será a cessão de espaço físico no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico, que será de forma provisória. Fazendo suspense, o secretário de Esportes, Roger Willians, afirmou que os judocas terão uma outra grande notícia nos próximos dias. Na próxima semana, a direção da Secretaria de Esportes de Americana estará na Federação Paulista de Judô em reunião para a definição e os últimos detalhes do começo dos trabalhos do Centro de Formação.