CBN – Condutores habilitados no Estado de São Paulo agora podem solicitar a certidão de prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br). Antes, o documento custava R$ 21,31 e só podia ser requerido pessoalmente, em um posto de atendimento.

A certidão informa o histórico do condutor, a existência ou não de processos, bloqueios ou impedimentos administrativos, comprova a mudança de categoria e a realização de cursos de capacitação na área de trânsito, além do local e data de emissão da CNH.
O documento pode ser utilizado para fins judiciais, trabalhistas, de aposentadoria ou mesmo para a realização de cursos especializados, quando é necessário comprovar a situação da habilitação, como o de motofrete e mototáxi, entre outras finalidades. A mudança beneficia todos os cidadãos, principalmente alguns profissionais que precisam apresentar o histórico da CNH, como taxistas, motoboys, motoristas de ônibus e caminhão, entre outros. Com a disponibilização online, o serviço continuará sendo prestado de forma presencial, em todo o Estado, somente até o fim de junho.
A certidão de prontuário é o 20º serviço eletrônico lançado pelo Detran.SP e só pode ser solicitada pelo próprio condutor, mediante cadastro no portal, com criação de login e senha de uso pessoal. No momento da emissão, será gerado um código para posterior consulta do documento no portal.
FACILIDADE ??? Além da certidão de prontuário, outros 19 serviços eletrônicos estão disponíveis atualmente no portal do Detran.SP, como solicitação da 2ª via da habilitação, CNH Definitiva e Permissão Internacional para Dirigir (PID). Também é possível consultar pontos na CNH, alterar endereço da habilitação e do veículo (no mesmo município), pesquisa multas, débitos e restrições de veículos, fazer a Comunicação de Venda e testar os conhecimentos no Simulado de Prova Teórica, entre outros serviços.