O sistema de videomonitoramento de Nova Odessa ajudou em dois flagrantes esta quinta-feira. A ação resultou na prisão de dois indivíduos que roubaram uma residência localizada no Jardim Santa Rosa e na apreensão de um veículo dublê.
Hoje, por volta das 6h, dois homens simulando estarem armados renderam uma jovem do Jardim Santa Rosa, entraram na residência e trancaram-na, junto com o pai, num dos cômodos da casa. Roubaram uma televisão LED de 40 polegadas, dois celulares, um óculos de sol, um par de tênis e fugiram do local com o veículo da vítima, um Fiat Pálio Weekend.

A vítima entrou em contato com a sede da GCM que, pelo sistema de videomonitoramento, identificou que os indivíduos haviam fugido para o Jardim Picerno, em Sumaré. Pouco tempo depois, o sistema acusou que os indivíduos deram entrada novamente em Nova Odessa.Uma viatura da Guarda se deslocou ao local e os indivíduos fugiram em alta velocidade com o veículo roubado pelo Jardim São Jorge. Perseguidos pelos patrulheiros, eles perderam o controle, colidiram na traseira de outro veículo e tombaram o carro. Os dois foram presos no momento em que tentavam sair do veículo. Dentro do carro, havia apenas a televisão de 40 polegadas.Os dois foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Nova Odessa, reconhecidos pela vítima, autuados em flagrante e encaminhados a Cadeia de Sumaré.
OUTRO CASO ??? O outro flagrante foi registrado por volta das 10h40. O veículo Honda Civic prata, com placas DWP3660, de São José do Rio Preto, foi interceptado por guardas civis municipais em frente à Delegacia de Polícia, após ter sido apontado pelo sistema de videomonitoramento como veículo possivelmente double, visto que um veículo similar com a mesma placa estaria transitando no mesmo horário no município de Vinhedo, município que também possui sistema de videomonitoramento.A pessoa que dirigia o carro informou que havia adquirido o veículo há três anos, mas em análise preliminar apurou-se vários indícios de adulteração como a numeração do motor, etiquetas de segurança, bem como o documento do mesmo que não possuía informações necessárias.???A perícia do Instituto de Criminalística compareceu no local, contudo não foi possível realizar a perícia completa pois há necessidade de estarem presentes os dois veículos similares. No entanto, diante de todos os indícios encontrados, a Autoridade Policial deliberou pela apreensão do veículo e seu respectivo documento, instaurando de pronto Inquérito Policial para total apuração dos fatos???, informou o diretor da Guarda Municipal, Robson Fontes Paulo.
VIDEOMONITORAMENTO ??? O sistema de videomonitoramento conta com 18 câmeras. ???Contamos com um sistema envolvendo 18 câmeras, instaladas em dez pontos da cidade, que monitoram, inclusive, a entrada e saída do município. Todo o sistema é interligado a outros municípios que têm este tipo de câmera???, explicou o diretor comandante da Guarda Civil Municipal, Robson Fontes Paulo.Segundo Paulo, são dois tipos de câmeras: as PTZ, que conseguem captar 360 graus com zoom de 300 a 400 metros, fazer gravação e visualização 24 horas ao dia; e as OCR, ou a ???câmeras inteligentes???, que fazem a leitura dos caracteres das placas dos veículos e são interligadas a um banco de dados dos veículos furtados e roubados na região.Entre os números ressaltados pelo comandante, destaca-se a redução de 34% do número de furtos de veículos entre janeiro a julho de 2014, se comparado ao mesmo período do ano anterior. ???Nos primeiros sete meses de 2013 foram 157 furtos, contra 104 em 2014. Vale lembrar que a Guarda desenvolve uma série de operações contra repressão ao crime e, somado ao trabalho da Polícia Militar e Civil, trabalha diariamente para garantir a segurança da população???, finalizou.
O sistema, inclusive, tem auxiliado na recuperação de veículos. ?? o que atestam os dados da Secretaria Estadual de Segurança: na cidade, 61% dos veículos roubados/furtados recuperados nos primeiros sete meses deste ano. Dos 154 veículos roubados/furtados, 94 foram recuperados, o que posiciona Nova Odessa no terceiro lugar dos municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com maior índice de recuperação.