O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC) registrou alta de 7,4% ao passar de 113,1 pontos em setembro para 121,5 pontos em outubro, em uma escala que varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). O indicador da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) apresentou seu terceiro aumento mensal consecutivo.
Nota metodológica
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla as percepções dos empresários do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados).
As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo.