A Secretária de Educação de Americana, Evelene Ponce Medina, recebeu nesta quinta-feira (6), a visita do representante do Conselho Estadual de Educação, professor Dilermando Piva Júnior e membros da Univesp, (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), Bruno Miyasato, Marcelo Meratti e Vanessa Taschetto. A universidade está passando pelo processo de recredenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação.
A visita ao Polo da Univesp em Americana, no Ciep da Cidade Jardim, teve o objetivo de verificar se o local está em conformidade com o relatório elaborado pela equipe técnica para atendimento dos alunos. “A organização e estrutura do Polo de Americana foi bastante elogiada pelo representante do Conselho Estadual de Educação e supervisores da Univesp. Aproveitamos a oportunidade e nos colocamos à disposição para o aumento de cursos e vagas em Americana, devido ao nosso reconhecimento da importância de termos em nossa cidade uma universidade pública e de qualidade”, afirmou Evelene.
Em 2017 o prefeito Omar Najar assinou, em seu gabinete, uma carta de interesse para o funcionamento de um Polo da universidade em Americana. O Estado aceitou e, em 2018, já foi realizado o primeiro vestibular na cidade. No mesmo ano representantes da Secretaria de Educação foram a São Paulo assinar convênio com a Universidade, que garante a manutenção do polo da instituição no município.
Em Americana funcionam os cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Engenharia de Produção e Engenharia de Computação. Este ano vai ter vestibular, no meio do ano, para os cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia e Letras. As inscrições para o vestibular estão abertas até o dia 21 de junho.
Atualmente, a Univesp conta com 243 polos em 203 municípios no Estado de São Paulo. Com objetivo de expandir e universalizar o acesso ao ensino superior público, utiliza a modalidade de ensino à distância. Neste contexto, os polos tornam-se espaços físicos onde os alunos recebem infraestrutura, com computadores, impressoras e acesso à internet, e realizam atividades como provas e discussões em grupo. Nos locais, os estudantes também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica.
A Univesp é uma instituição exclusivamente de educação a distância mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).