Nos últimos seis anos, o Peru tem sido considerado o melhor destino culinário do planeta; professora do campus explica o porquê e dá dicas de receitas
Há seis anos consecutivos, o Peru tem sido considerado o melhor destino culinário do mundo pelo World Travel Awards*, premiação de maior prestígio na indústria do turismo. Para Daniela Cordeiro Bighetti, professora da área de gastronomia do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, além de chefs renomados e paisagens diversificadas, que dão origem a ingredientes variados, a conscientização dos peruanos de que a culinária pode atrair um número cada vez maior de turistas ao país estão entre os principais responsáveis pelo “boom” gastronômico.
Ela explica que o Peru vem passando por um processo de transformação cultural na última década, o que colaborou para que sua culinária saísse da esfera doméstica para entrar nos restaurantes de alta gastronomia, ganhando sofisticação e modernidade. “Com chefs experientes, o país conseguiu despertar no turista o interesse por sua comida: uma alimentação rica em sabores e esteticamente bonita, que não perdeu a tradição, originalmente, rural e indígena”, ressalta Daniela.
Entre os ingredientes básicos estão peixes e frutos do mar, arroz, batata, frango, milho, quinua, kiwicha ou amaranto e as famosas pimentas peruanas, popularmente chamadas de ajís. Outras iniciativas, como o investimento em campanhas de marketing voltadas para atrair a atenção das pessoas para a gastronomia local, com incentivos, inclusive, na produção de livros de culinária também contribuíram para que Lima, capital do Peru, se tornasse uma das capitais mundiais do turismo gastronômico. A cidade é sede do evento Mistura, a mais importante feira gastronômica da América Latina na atualidade.
 Daniela destaca que, atualmente, há três restaurantes peruanos na lista de 50 melhores do mundo, promovida pela revista Restaurant: o Central, Maido, e Astrid & Gastón. “O prato mais pedido nesses locais é o Ceviche com leite de tigre, que é o caldo resultante do preparo do prato, que leva ingredientes facilmente encontrados aqui no Brasil”, conta.
Confira a receita de Ceviche de leite de tigre, que pode ser feito com peixes brancos como o linguado, a corvina, a garoupa, o salmão branco, o robalo e a tilápia. Rendimento: 4 porções.  
 
Ingredientes Ceviche:
4 filés de peixe branco cortados em cubos
5 colheres de sopa de suco de limão
1 cebola roxa fatiada fina
1 pimenta dedo de moça sem semente fatiada fina
2 colheres de sopa de coentro picado
½ colher de chá de sal
 
Modo de preparo:
{C}1.    Coloque o peixe em cubos em uma tigela e tempere com sal e pimenta;
{C}2.    Junte o coentro picado, metade da cebola e misture bem;
{C}3.    Acrescente o suco de limão e mexa bem. Cubra com papel filme e deixe descansar por 15 minutos na geladeira;
{C}4.    Depois, acrescente o restante da cebola fatiada, misture mais um pouco.
 
Ingredientes “Leite de tigre”:
2 xícaras (chá) de suco de limão
2 xícaras (chá) de caldo de peixe
2 cebolas grandes
2 talos de salsão
8 dentes de alho
1 xícara (chá) de aparas de filé de peixe
1 xícara (chá) de gelo
1 xícara (chá) de coentro
Pimenta dedo de moça a gosto (sem semente e fatiada fina)
Sal a gosto
 
Modo de preparo:
{C}1.    Bata no liquidificador o limão, o caldo de peixe, as cebolas, o salsão, o alho, as aparas de filé de peixe e o gelo.
{C}2.    Adicione a pimenta e o coentro, aperte pulsar e coe.
{C}3.    Misture cuidadosamente o peixe com o “leite de tigre”.
{C}4.    Se, ao prová-lo, achar que ficou muito ácido, acrescente uma colher de água gelada e, caso prefira o peixe mais cozido, deixe mais tempo descansando.  
 
Formação na áreaPara os interessados em se aperfeiçoar no preparo de pratos da culinária do Peru, o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro está com inscrições abertas para o curso Cozinha Peruana, com duração de 20 horas. Durante as aulas, os alunos vão aprender as principais receitas tradicionais e como harmonizá-las com bebidas, além de princípios da higiene na manipulação de alimentos e melhor aproveitamento dos ingredientes.

Mais informações sobre esse e outros cursos na área de gastronomia ofertados no campus estão disponíveis pelo telefone 19 3482-7000 ou pelo Portal Senac: www.sp.senac.br/universitarioaguas. Aproveite também e conheça o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro  por meio da visita virtual: www.sp.senac.br/capvirtual. 
Fonte: *https://www.worldtravelawards.com/award-worlds-leading-culinary-destination-2017
Serviço:Cozinha Peruana
Data: de 1 a 4 de outubro de 2018
Horário: de segunda a quinta-feira, das 18 às 23 horas
Local: Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro – Pq. Dr. Octávio de Moura Andrade, s/n – Centro