O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste abriu licitação para dar início na obra de ampliação e modernização do sistema de tratamento de esgoto da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Balsa, localizada na região da Balsa, próxima do limite de município entre Americana e Limeira, margem esquerda do Rio Piracicaba. O valor estimado total da obra é de R$ 6.473.238,94, verba oriunda do repasse do governo estadual e da contrapartida da autarquia.

Com a obra, a estação terá sua vazão ampliada em 700%, podendo tratar até 160 litros por segundo (l/s), o que corresponde atender até 80.000 habitantes. Atualmente, a ETE Balsa trata uma vazão de 20 l/s, atendendo uma população em cerca de 20.000 habitantes.

As adaptações (Retrofit) na estação compreendem as mudanças no sistema que hoje opera com as lagoas facultativas existentes, as quais passarão atuar como uma lagoa de aeração e uma lagoa de decantação, além da implantação de dispositivos, como um tratamento preliminar integrado, dosagem de hipoclorito, tanque de contato, casa do gerador, casa de painéis e a calha parshall, usada para medir a vazão e mistura de produtos químicos.

A obra contempla ainda a possibilidade de receber e tratar o esgoto gerado em outra bacia, a do Córrego Barrocão, a qual será beneficiada também com o tratamento do esgoto na futura ETE Barrocão, que segue em ritmo acelerado de construção. Todo sistema de esgotamento sanitário do município segue com diversas melhorias, tendo ainda a obra da ETE Toledos II, que está com mais de 90% concluída. Em breve, a cidade passará a tratar 100% do esgoto produzido.

O edital completo pode ser adquirido pelo site do DAE (daesbo.sp.gov.br), bem como no Departamento de Suprimentos da autarquia, que fica na sede administrativa, Rua José Bonifácio, 400, Centro. Mais informações pelo telefone 3459-5925. A publicação da licitação, modalidade Concorrência Pública nº 01/2018, sairá na edição deste sábado (20), no Jornal Diário de Santa Bárbara d???Oeste.