A qualidade da água tratada de Americana é 100% potável, segundo relatório anual da qualidade da água que estará disponível na conta do mês de março para todos os consumidores da cidade. Os dados, resultado de um trabalho que o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana realiza diariamente, atendem os índices de qualidade e parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, de acordo com a lei federal 2914 de 12/12/2011. 
O DAE possui um monitoramento constante em pontos de coleta que variam entre 136 e 180 locais. Esses endereços são divididos em oito e, a cada seis dias, uma equipe técnica do DAE passa colhendo material para realizar o procedimento de análise físico, químico e microbiológica. 
No processo são analisados a cor, pH, turbidez, sabor, odor, alcalinidade, aspecto, quantidade de ferro, cloro residual, sulfatos, manganês, alumínio, fluoretos entre outras composições encontradas na água.

A qualidade da água tratada é também analisada a cada 60 minutos dentro da própria Estação de Tratamento (ETA); as análises buscam detectar qualquer possível variação da ETA até as torneiras nas residências.