Causas, sintomas, prevenção, tratamento e diagnóstico da febre maculosa foram os assuntos abordados na manhã desta quarta-feira (9) pelo palestrante Wilson José Guarda, médico veterinário e coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, de Santa Bárbara d???Oeste, aos funcionários do DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município e trabalhadores terceirizados. O evento faz parte das ações de promoção à saúde e segurança do servidor, de iniciativa da Divisão de Recursos Humanos da autarquia.
Na ocasião, o palestrante alertou aos colaboradores, principalmente os que atuam diretamente em Áreas de Preservação Permanente (APP), matas ciliares e margens de rios, lagoas e cursos d???água, sobre a atenção ao frequentar essas áreas que são habitadas por animais silvestres, os hospedeiros do carrapato do gênero Amblyomma, que é o principal vetor transmissor da doença, e na presença dos sintomas procurarem imediatamente o médico.
Guarda destacou aos cerca de 80 participantes da palestra a importância da prevenção. ???Na necessidade de estar nessas áreas de risco, o trabalhador deve ter a consciência de usar corretamente os equipamentos de segurança que são disponibilizados a eles a fim de evitar um possível contato com o carrapato???, disse. A palestra ocorreu no Centro de Treinamento ???Bepe Machado???, na garagem do DAE.
Sintomas
Os sintomas da febre maculosa são febre acima de 39ºC, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.