Um comboio com sete caminhões carregados com tubos de PVC, totalizando 316 barras de 400 milímetros de diâmetro cada, chegou nesta quinta-feira (14), de manhã, no DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste. A compra dos tubos, com investimento de R$ 190.000,00, vai contemplar o Pólo Industrial onde se encontra instaladas as empresas japonesas Denso e TRBR, localizado entre as rodovias Luiz de Queiroz (SP-304) e dos Bandeirantes (SP-348), com a coleta e o afastamento do esgoto.
A instalação do Coletor Tronco Santa Bárbara – denominação dada à obra -, que terá início dentro de 15 dias, irá beneficiar, além do Pólo Industrial, os novos loteamentos Firenze (residencial e comercial) e Cintec (Industrial) nas proximidades da Câmara Municipal e da antiga Usina Santa Bárbara. A melhoria poderá atender, também, mais duas áreas remanescentes, deixando uma projeção futura para novos loteamentos.
Para o DAE barbarense ficou o encargo da execução da instalação de 1.900 metros de tubos, perfazendo o percurso da área industrial, próximo à empresa Denso, até a área próxima ao novo loteamento Firenze. Em contrapartida, ficou definido os 1.500 metros restantes para a empresa responsável pelo novo loteamento, a Bertol Participações Ltda., que irá completar o percurso do interceptor até a EEE (Estação Elevatória de Esgoto) existente no Residencial Dona Margarida, perfazendo um total de 3.400 metros de extensão, conforme projeto.
Da estação elevatória o efluente será recalcado para ser tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos I, no Jardim Conceição, sendo transferido para a futura ETE Toledos II, após sua conclusão. Os tubos estão depositados nas dependências da ETA (Estação de Tratamento de Água) IV, no bairro Souza Queiroz.