O prefeito de Sumaré Luiz Dalben entregou nesta sexta-feira, dia 1º de abril, lotes no Residencial Vila Soma para 76 famílias que foram removidas da área da linha férrea do Jardim São Judas. Agora, essas famílias passam a integrar o local, que está em fase final de regularização fundiária. Participaram do evento secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, Willian Souza, vereadores da cidade, e o deputado estadual Dirceu Dalben.
Em julho de 2021, por meio de processo de reintegração de posse, essas famílias foram removidas do local e estavam recebendo auxílio-moradia, como estabelecido pelos critérios da reintegração. Além disso, foram cadastradas no programa habitacional da Prefeitura e, por meio de uma negociação entre a Secretaria de Habitação, coordenação da Vila Soma e presidente da Câmara Municipal, lotes foram liberados para essas famílias no residencial.
“Trabalhamos para ofertar moradia digna para nossos munícipes. Por meio de uma negociação conseguimos distribuir novos lotes na Vila Soma para essas famílias que foram realocadas no ano passado, para que possam ter um lugar para chamar de seu. Quero agradecer nossos colaboradores da Secretaria de Habitação por todo a dedicação e comprometimento e a Deus a oportunidade de ser prefeito e poder lutar por aqueles que mais precisam, levando mais dignidade e qualidade de vida ao nosso povo”, falou o prefeito Luiz Dalben.
“Para atender aos antigos moradores, oferecendo moradia estabelecida e digna, devido à reintegração de posse realocamos as famílias que moravam na linha férrea do São Judas, as cadastramos em nossos programas habitacionais e seguimos acompanhando por meio de nosso setor técnico social. Estávamos aguardando a liberação dos lotes no Vila Soma e agora é com grande alegria com conseguimos entregar esses lotes para essas famílias”, disse o secretário municipal de Habitação, Douglas Oliveira.
“A regularização fundiária da Vila Soma se provou altamente assertiva não apenas por resolver legalmente a disputa pelo terreno, permitindo que as famílias permanecessem no local, como abriu a possibilidade para a prefeitura avançar na remoção de moradias espalhadas por áreas de grande vulnerabilidade social, como aquelas que viviam no São Judas, e destiná-las para o novo bairro, reduzindo o déficit habitacional ao mesmo tempo em que garante dignidade para centenas de famílias que já estão integradas ao município. A solução que a Vila Soma representa, baseada no diálogo sensível do poder público com os demais atores sociais, é um marco para consolidar em Sumaré uma política habitacional que enfrente o desafio com horizontalidade e capacidade de resolução”, disse o presidente da Câmara de Sumaré, Willian Souza.
Os moradores que não puderam comparecer ao evento, podem retirar a documentação dos lotes na Secretaria de Habitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A pasta fica no Centro Administrativo de Nova Veneza, localizado na Avenida Brasil, nº 1.111.