O curso de pós-graduação em Gestão da Informação Digital da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) organizou a aula aberta Blockchain: Impactos e Perspectivas para os profissionais digitais que será realizada no dia 1/03, às 19h.
 
A ideia deste dia é discutir o que é blockchain, como a informação é criada nesse cenário e como ela pode ser gerenciada. Qual o conteúdo que pode ser aplicado ao blockchain. Como fica a questão da segurança e da preservação da informação? Quais as ferramentas e recursos que podem ser utilizados nesse cenário? E qual o papel do profissional da informação nesse cenário.
 
O Blockchain pode ser entendido como uma nova forma de registrar atividades e ações online, o que permite a criação de aplicações que demandam a cooperação confiável entre partes independentes. Trata-se, portanto, de uma rede de negócios segura, na qual os participantes transferem itens de valor (ativos), por meio de um ledger (livro-razão) comum distribuído, o qual cada participante possui uma cópia, e que seu conteúdo está em constante sincronia com os outros.
 
Tal tecnologia está revolucionando o mundo digital. Com ele foi possível, por exemplo, o surgimento das criptomoedas como o Bitcoin. Porém, a aplicação dela em outras formas de transações é verificada e torna-se um novo tipo de tecnologia a ser dominada pelos profissionais da informação.
 
A aula contará com a participação dos professores Fabiano Alves (Prof. Me. em Gestão e Qualidade, certificado Oracle Certified – SOA – Architect, Oracle Certified – BPM – Specialist, Oracle Certified – ECM – Specialist), professora Andrea Limberto (Possui graduação em Jornalismo e mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação (2006) pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP)), e Charlley Luz (diretor Feed Consultoria, mestre em ciência da informação pela ECA-USP e especialista em Tecnologia e Sistemas para Arquivos Digitais). A aula será mediada pela professora Isabel Ayres Maringelli – Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2016), Especialista em Bens Culturais: Economia e Gestão pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (MBA – EESP-FGV, 2009).
 
A aula aberta gratuita de GID (gestão da informação digital) agendada para o próximo dia 01/03 é uma iniciativa da FESPSP para popularizar o conhecimento técnico de gestão da informação digital.