A Secretaria de Educação de Americana fez um balanço das atividades desenvolvidas no ano passado e elencou uma série de ações que foram realizadas a despeito de as aulas terem sido ministradas, na maior parte do ano letivo, de maneira remota.
Em fevereiro, o prefeito Chico Sardelli e o secretário de Educação, Vinicius Ghizini, iniciaram a entrega de 10.500 kits escolares aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, contendo materiais como agenda escolar, cadernos de desenho, apontadores, borrachas, canetinha hidrográfica, tubos de cola, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, massa para modelar, pincel, tesoura sem ponta, guache, entre outros itens.
Além disso, todos os alunos da rede receberam um kit alimentação contendo arroz, feijão, açúcar, biscoitos doce e salgado, fubá, leite em pó, macarrão e óleo.
Em maio, a secretaria deu o primeiro passo para a capacitação dos 800 profissionais, entre auxiliares de desenvolvimento infantil, professores de todos os níveis escolares, pedagogos, coordenadores, diretores, supervisores e funcionários da área de informática, para a utilização das ferramentas do Google for Education.
O curso envolveu assuntos como organização, criação e edição de arquivos, utilização de planilhas, gerenciamento de sala de aula, criação de fóruns de discussão, criação de páginas, entre outros, por meio de ferramentas como Google Drive, Documentos Google, Planilhas Google, Google Apresentações, Youtube Edu, Youtube 360., Formulário Google, Google Classroom, Google Sites, Google Agenda, Google Meet, Google Earth, Google Maps e Google Expedições.
Em dezembro, foram entregues 800 chromebooks, sendo 240 destinados ao Ensino Infantil e o restante, ao Ensino Fundamental. Os equipamentos foram distribuídos em 54 unidades escolares. Cada equipamento foi adquirido com o investimento de R$ 2.198,00.
Outras ações foram desenvolvidas em 2021, como início da melhoria de cabeamento de internet das unidades, retorno das atividades lúdicas e culturais nas unidades, retomada da Semana da Educação, vacinação dos profissionais da Educação contra a Covid-19, retomada do pagamento de direitos dos profissionais de Educação, retomada gradual das aulas presenciais com todos os equipamentos de segurança para alunos e profissionais, demanda zerada da fila por vagas creche e abertura de novas inscrições, retomada das atividades do Barco Escola, anúncio dos Jogos Escolares para 2022, lançamento do Plano Municipal de Retomada das Aprendizagens, realização do projeto “Xadrez para Todos”, voltado para alunos da Educação Especial e formações para os profissionais da Educação, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
“O prefeito Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi sempre deixaram muito evidente que a educação era uma das prioridades da administração, que a educação é uma ferramenta importante para a construção do futuro, tanto profissional quanto da cidadania das nossas crianças. Esse foi um ano ainda complexo por conta da pandemia, mas nós estamos muito otimistas para avançar ainda mais no ano que se inicia”, disse o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.