A Secretaria de Educação de Americana promove, nesta quarta-feira (3), a palestra “BNCC – Educação Infantil: Os novos desafios para o processo de construção do Currículo”, ministrada pela professora doutora Andréa Patapoff Dal Coleto, da Unicamp, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”, a partir das 18h.

A palestra tem como público-alvo as professoras e educadoras de creches, Emeis e gestores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Americana. O evento é aberto para entidades filantrópicas e escolas conveniadas com a Prefeitura. São esperadas cerca de 500 pessoas.

“A BNCC veio legitimar todo um processo de construção da qualidade da educação, em todos os segmentos. O objetivo principal da Base é que ela faça acontecer os princípios da igualdade e da equidade. Quer dizer, todas as crianças do Brasil têm o direito de aprender. Essa aprendizagem tem que ser garantida pelos profissionais da educação. Ela vem com o intuito de apresentar as aprendizagens essenciais, aquilo que crianças e adolescentes devem aprender”, afirmou Andrea.

Segundo a palestrante, a apresentação vai discutir a importância de trabalhar com um  currículo organizado por campos de experiências que defendem a necessidade de se conduzir o trabalho pedagógico na Educação Infantil por meio da organização de práticas abertas às iniciativas, desejos e formas próprias de agir das crianças, e que são mediadas pelos professores, constituindo um rico contexto de significativas aprendizagens  por considerar os afetos, as linguagens, seus modos de conhecer, seus desejos, e acima de tudo garantir seus direitos de aprendizagem.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em dezembro de 2017, determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. A BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental procura estabelecer as conquistas do marco legal consolidado na Constituição Federal, na LDB, enfocando os direitos fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem, tendo em vista a equidade entre as crianças brasileiras e a garantia do seu direito à cidadania.

Em 2018, a professora Andrea Patapoff, que é de Americana, recebeu do MEC, em Brasília, a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo.