A Secretaria de Serviços Urbanos iniciou ontem (2) a remoção de árvores e a pulverização de inseticidas nas margens do Rio Quilombo, que acompanha toda a extensão da Avenida Bandeirantes, em Área de Preservação Permanente (APP). O trabalho, executado por funcionários da Unidade de Conservação de Áreas Verdes, faz parte do processo de desassoreamento do trecho em frente à Guarda Municipal de Americana, no bairro Chácara Machadinho. A ação é necessária para evitar enchentes no local.
????? um trabalho que será feito por etapas. Nesse primeiro momento, a UCAV está erradicando essas espécies invasoras para abrir caminho para a draga da Secretaria de Obras que irá retirar resíduos e permitir a passagem de água???, comentou o secretário Allan Jonas Duarte. ????? uma obra antienchentes, que será feita em todo leito do rio que margeia a avenida???, completou. Foram removidas árvores leucenas, que são consideradas espécies não nativas, além da aplicação de inseticidas para eliminação de carrapatos.
O serviço nesse trecho deverá ser concluído até quinta-feira (5). Há seis anos não é realizado o trabalho de prevenção no Rio Quilombo. Após desassorear o rio, serão plantadas árvores nativas na área pela equipe da UCAV. Parte dos recursos assoreados serão reaproveitados pelas secretarias, como areia na construção civil, por exemplo.